O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades concluíram o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que propõe a ampliação das redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade na Região Metropolitana de Campinas.
O levantamento indica projetos de VLT, com extensão entre 47 km e 65 km, e BRT, de 20 km a 38 km. Com investimento estimado em até R$ 7,7 bilhões.
A escolha da tecnologia ocorrerá nas próximas etapas, após estudos de modelagem detalhados.
Os projetos devem reduzir cerca de 180 mortes no trânsito até 2054, evitar a emissão de 51 mil toneladas de CO₂ por ano e diminuir em 4% o custo operacional por viagem.
Além de aumentar a eficiência do transporte na Região Metropolitana de Campinas, a iniciativa promete impacto econômico de R$ 2,5 bilhões. Decorrente da redução do tempo médio de deslocamentos na cidade.
Entre as propostas destacadas estão o BRT Unicamp, BRT Miguel Burnier, BRT Orosimbo Maia, VLT Viracopos-Campinas, VLT Sumaré-Campinas e VLT/BRT Santos Dumont.
O estudo também reforça a importância de um planejamento integrado entre União, estados e municípios para criar uma política pública nacional de mobilidade sustentável e inclusiva.
Em todo o país, o ENMU definiu 187 projetos de transporte coletivo em 21 regiões metropolitanas, com investimentos estimados em R$ 430 bilhões.
As ações visam reduzir 8 mil mortes no trânsito, cortar 3,1 milhões de toneladas de emissões de CO₂. E melhorar o acesso da população a empregos, educação, saúde e lazer.
