A Marcopolo encerra 2025 como uma das empresas mais premiadas e bem-sucedidas do setor automotivo brasileiro. A fabricante foi eleita “Empresa do Ano” na 26ª edição do Prêmio AutoData e venceu também na categoria “Cadeia Automotiva Ampliada”, com destaque para o desenvolvimento do Attivi Integral, primeiro ônibus 100% elétrico da marca, e do Volare híbrido. O reconhecimento reflete a estratégia da companhia em inovação, sustentabilidade e expansão global.
No mesmo ano, a Marcopolo elevou sua receita líquida para R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre, um crescimento de 8,2% em relação a 2024. Impulsionada pelo aumento nas exportações e pela forte performance das operações internacionais. A empresa reforçou seu protagonismo global ao apresentar novas soluções em mobilidade sustentável durante a ARENA ANTP 2025, consolidando sua liderança e visão de futuro.
Marcopolo se consolida como referência em inovação e mobilidade limpa
A conquista do título de “Empresa do Ano” pela quinta vez reafirma a relevância histórica da Marcopolo na indústria automotiva nacional. Segundo o presidente do Conselho de Administração, James Bellini, o prêmio simboliza o reconhecimento do mercado aos investimentos contínuos em tecnologia e à dedicação dos colaboradores. Além do Attivi Integral, a empresa desenvolveu o primeiro micro-ônibus híbrido elétrico a etanol, um micro movido a biometano e gás natural. E um modelo com célula de combustível a hidrogênio produzido em suas unidades na Austrália e China.
Com 76 anos de história, a Marcopolo mantém presença em mais de 140 países e lidera a fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil. O compromisso com a descarbonização do transporte e a mobilidade sustentável orienta seus investimentos e lançamentos, consolidando a empresa como referência global em soluções de transporte coletivo eficientes e ambientalmente responsáveis.
Marcopolo: desempenho financeiro robusto e expansão internacional
No terceiro trimestre de 2025, a Marcopolo alcançou lucro bruto de R$ 668,7 milhões, um aumento de 15,9% em relação ao mesmo período de 2024. O EBITDA atingiu R$ 419,8 milhões, com margem de 16,8%, enquanto o lucro líquido consolidado somou R$ 329,6 milhões. O crescimento internacional compensou a leve retração da produção no Brasil, com destaque para os bons resultados na Austrália, Argentina, África do Sul e China.
A empresa ampliou sua participação de mercado no país, alcançando 48,7% de share no segmento de carrocerias. No 3T25, entregou 64 ônibus elétricos, totalizando 111 unidades Attivi no acumulado do ano — salto expressivo frente a 2024, que registrou apenas oito entregas. Além disso, produziu 631 unidades de micros e Volares para o programa Caminho da Escola. O foco estratégico em modelos de maior valor agregado e exportações para América do Sul garantiu equilíbrio e resiliência diante dos altos custos de financiamento no mercado interno.
Inovação da fabricante em destaque na ARENA ANTP 2025
Durante a ARENA ANTP 2025, realizada em São Paulo, a Marcopolo apresentou suas soluções mais recentes em mobilidade sustentável: o ônibus elétrico Attivi Integral, o micro-ônibus Volare Fly 10 GV (movido a GNV e biometano) e o VLT Prosper City, veículo leve sobre trilhos desenvolvido para o transporte urbano de Teresina (PI). O evento reuniu especialistas e gestores públicos para debater o futuro da mobilidade urbana e destacou o papel da empresa na transição energética e na redução de emissões no transporte público.
O Attivi Integral oferece emissão zero e conforto aprimorado para passageiros, enquanto o Volare Fly 10 GV atende cidades em fase de eletrificação, garantindo operação limpa e econômica. Já o Prosper City combina alta capacidade de transporte, integração urbana e design moderno, demonstrando a versatilidade da Marcopolo em diferentes modais. A participação da empresa em painéis técnicos reforçou seu protagonismo na discussão sobre inovação e sustentabilidade no setor de mobilidade.
Perspectivas e próximos passos da Marcopolo
Para o quarto trimestre de 2025, a Marcopolo projeta ritmo consistente de entregas e manutenção do mix de vendas, com destaque para exportações ao Chile, Peru e Argentina. A companhia também trabalha na homologação dos novos modelos Paradiso, apresentados na Busworld Bélgica, com foco na retomada das vendas no mercado europeu em 2026.
A empresa planeja ampliar sua atuação em propulsões alternativas, programa
