A expansão da Linha 2-Verde do Metrô alcança uma etapa importante com a apresentação oficial da segunda tuneladora TBM, conhecida como Tatuzão. O equipamento escavará o trecho entre Penha e Dutra, na divisa com Guarulhos, ampliando o alcance da linha. A cerimônia ocorreu em 21 de novembro na sede da fabricante CREG, em Shanghai, na China, reunindo representantes do Metrô e das empresas parceiras do projeto.
Características técnicas da tuneladora da Linha 2-Verde
Com tecnologia avançada, a nova tuneladora possui 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e pesa aproximadamente 2.600 toneladas. Do tipo Dual Mode – EPB (Earth Pressure Balance) e modo aberto, garante segurança e eficiência em diferentes tipos de solo. A máquina avança até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha, sendo uma das maiores já utilizadas em obras metroviárias no Brasil.
Programação e cronograma da expansão da Linha 2-Verde
O evento contou com assinatura em painel comemorativo, exibição do vídeo de montagem da tuneladora, discursos institucionais e partida simbólica da máquina. A tuneladora embarca para o Brasil ainda este ano, com chegada prevista para o primeiro trimestre de 2026. A montagem e início da escavação estão programados para o primeiro semestre do próximo ano, visando a construção de cerca de 7 km de túnel para a expansão da Linha 2-Verde.

Importância da nova tuneladora
A chegada dessa tuneladora representa um avanço tecnológico e estrutural para a Linha 2-Verde, que ampliará sua cobertura até a divisa com Guarulhos. O equipamento possibilita maior segurança e eficiência na escavação, contribuindo para a modernização e expansão do sistema metroviário de São Paulo. Essa obra facilitará o deslocamento de milhares de passageiros, promovendo integração e mobilidade urbana.
Ficha técnica detalhada da tuneladora
- Fabricante: CREG (China Railway Engineering Equipment Group)
- Tipo: TBM Dual Mode – EPB (Pressão Balanceada de Terra) e modo aberto
- Comprimento: aproximadamente 133 metros
- Peso total: cerca de 2.600 toneladas
- Diâmetro da roda de corte: 11,67 metros
- Produção média: até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha
A expansão da Linha 2-Verde com essa nova tuneladora reforça o compromisso com a melhoria do transporte público em São Paulo, trazendo tecnologia de ponta e eficiência para a obra.
