A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou no dia 20 de outubro o edital de licitação para a reconstrução da Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa.
O novo projeto garantirá integração direta com a futura Estação Ipiranga da Linha 15-Prata do Metrô, ampliando a conectividade entre modais de transporte e proporcionando mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros.
A nova estação atenderá todas as normas vigentes de acessibilidade e segurança. Incluindo as exigências da NR24 e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O projeto prevê duas novas plataformas de embarque e desembarque, quatro elevadores e dez escadas rolantes. Além de rota tátil, totens em braile e corrimãos adequados.
O edital também inclui sistemas modernos de combate a incêndio, como hidrantes, SPDA, SDAI e reservatórios de água.
Outro destaque é a adoção de um sistema fotovoltaico para geração de energia solar, que contribuirá para o consumo sustentável em outras estações da CPTM.
A sessão pública para recebimento das propostas está marcada para o dia 7 de janeiro de 2026. E as obras devem durar cerca de 36 meses após a emissão da ordem de serviço.
O orçamento detalhado permanece sigiloso até o encerramento do processo licitatório.
Com a reconstrução da Estação Ipiranga, a CPTM reafirma seu compromisso com a modernização da infraestrutura ferroviária, oferecendo aos passageiros um ambiente mais confortável, acessível e sustentável. Além de reforçar a integração com o Metrô e outros sistemas de transporte da capital.
