Durante o seminário “Desafios e Oportunidades no Setor de Transporte (Metro)Ferroviário”, realizado na Câmara dos Deputados, a diretora-presidente da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira, defendeu a expansão e o planejamento integrado dos trilhos como eixo estratégico para o desenvolvimento urbano e regional do Brasil.
O evento, promovido pela Frenlogi e suas Câmaras Temáticas, reuniu autoridades, parlamentares e representantes do setor privado com o objetivo de discutir soluções para fortalecer o transporte sobre trilhos.
No painel “Estado da Arte do Transporte Metroferroviário de Passageiros no Brasil”, Ana Patrizia destacou o papel dos trilhos na mobilidade sustentável. Ressaltando sua eficiência, conforto e baixo impacto ambiental.
O setor conta com 21 sistemas em operação em 11 estados e no Distrito Federal, totalizando 1.137,5 km de trilhos, 633 estações e cerca de 8 milhões de passageiros transportados diariamente.
Desafios, números e oportunidades
Ela enfatizou que o transporte sobre trilhos gerou R$ 33,9 bilhões em benefícios sociais em 2024, refletindo ganhos em produtividade, segurança viária e sustentabilidade.
Defendeu também um marco regulatório moderno, investimentos consistentes e planejamento conjunto entre União, estados e municípios. Além da criação de tarifas acessíveis e fontes estáveis de financiamento.
Ao encerrar sua participação, Ana Patrizia reafirmou o compromisso da ANPTrilhos em articular operadores, governos e indústria para transformar planos em projetos concretos.
Ressaltou que superar os desafios do setor exige vontade política, integração multimodal e políticas públicas que reconheçam os trilhos como base da mobilidade sustentável e do desenvolvimento urbano integrado.
O seminário contou ainda com painéis sobre financiamento, desestatização e novas oportunidades.
Marcos Daniel Souza, do Ministério das Cidades, apresentou o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê R$ 430 bilhões em investimentos até 2050.
Outros especialistas, como Francisco Vicente (Trensurb), Afonso Carneiro Filho e Marcos Kleber R. Félix, destacaram a importância da governança metropolitana, do resgate dos trens regionais e turísticos e das oportunidades criadas pela Lei das Ferrovias. Para transformar os trilhos em alavanca de desenvolvimento urbano.
