No começo da manhã desta sexta-feira (21/11), um cachorro invadiu a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e provocou a suspensão temporária dos pousos e decolagens por cerca de 30 minutos. A interrupção ocorreu por volta das 6h, quando funcionários do aeroporto avistaram o animal solto na área de operação.
Para garantir a segurança das aeronaves, as operações foram suspensas imediatamente. Imagens aéreas mostraram equipes do terminal tentando capturar o cão, que foi resgatado com segurança. Durante o fechamento da pista, pelo menos um voo foi alternado.
- Leia também: GOL é a companhia aérea mais lembrada do Brasil
Este foi o segundo dia consecutivo de paralisações no Aeroporto de Congonhas. Na quinta-feira (20/11), houve uma interrupção semelhante após o derramamento de combustível na pista, que causou paralisação por cerca de 40 minutos. Passageiros relataram atrasos e voos em procedimento de espera no ar antes de pousar.
A concessionária Aena confirmou que as operações foram retomadas após o resgate.
Nota da Aena
“A Aena informa que as operações no Aeroporto de Congonhas estão liberadas após ficarem temporariamente suspensas, entre 6h03 e 6h30, em razão de um cão que adentrou a pista de pousos e decolagens. O cachorro foi capturado pelo Corpo de Bombeiros, que atuou imediatamente após as equipes do aeroporto identificarem a presença do animal. Por causa do ocorrido, um voo foi alternado. Não houve partidas nem chegadas canceladas.”
