ViaOeste libera viaduto em Barueri, conclui obras em São Roque e avança nas marginais da rodovia Castelo Branco

A ViaOeste segue transformando a infraestrutura rodoviária do Estado de São Paulo com uma série de obras estratégicas que modernizam trechos da rodovia Castelo Branco (SP-280) e da rodovia Raposo Tavares (SP-270). As intervenções ampliam a capacidade viária, aumentam a segurança e fortalecem a integração entre a capital e as regiões metropolitanas e do interior, beneficiando milhares de motoristas e pedestres diariamente.

No início de outubro, a ViaOeste liberou o tráfego sobre o novo viaduto do Trevo de Barueri, no km 25,7 da Castelo Branco. A estrutura, que recebeu 670 m³ de concreto e 79 toneladas de aço, integra o projeto de remodelação do dispositivo. E elimina cruzamentos em nível, garantindo maior fluidez e segurança. Apesar da liberação, as equipes ainda executam serviços de acabamento, com sinalização e estreitamento temporário de faixa.

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  • O projeto faz parte do plano de duplicação das vias marginais da Castelo Branco, um investimento de R$ 1 bilhão realizado em parceria com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). A iniciativa busca melhorar os acessos e a fluidez entre importantes vias de Barueri e Alphaville, como a Alameda Rio Negro, a Avenida Tamboré e a Estrada da Aldeinha. Promovendo integração entre transporte, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.

    Ponte Guilherme de Almeida marca avanço histórico das obras da ViaOeste

    Ponte Guilherme de Almeida alcança novo marco com “beijo” da estrutura no sentido Leste

    A ViaOeste também celebra um marco importante na construção da nova Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri. A estrutura atingiu a etapa conhecida como “beijo da ponte” – o encontro das aduelas de fechamento no vão central. Consolidando o tabuleiro principal no sentido Leste da Castello Branco. O “beijo” do lado Oeste foi concluído em agosto, e agora ambas as frentes estão unidas.

    Com 65 aduelas executadas no sentido Oeste e 58 no Leste, a ponte avança para se tornar o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina. Destacando a complexidade técnica e o valor estratégico da obra. A previsão é que a integração com as novas marginais ocorra em março de 2026, seguida da pavimentação final.

    As intervenções fazem parte da mesma iniciativa de modernização das marginais da Castelo Branco, que busca aumentar a capacidade viária e reduzir congestionamentos. A duplicação e ampliação das pistas oferecem mais conforto aos motoristas e eficiência logística. Consolidando a região de Barueri como um importante eixo de mobilidade da Grande São Paulo.

    ViaOeste executa desvio no Trevo de Barueri e conclui nova obra em São Roque

    Trevo de Barueri terá desvio temporário e mão dupla na Tancredo Neves

    Em outra frente de obras, a ViaOeste realiza uma nova intervenção no Trevo de Barueri, no km 26 da Castello Branco (Praça dos Artistas). A partir de 24 de outubro, a Avenida Tancredo Neves passou a operar em mão dupla durante o período de escavação e implantação da nova geometria viária, com duração prevista de quatro meses. O desvio permite o avanço das obras sem interromper o tráfego e conta com o apoio da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). Para organização e sinalização no entorno.

    ViaOeste conclui novo dispositivo no km 46 da Raposo Tavares em São Roque

    A concessionária também concluiu, em 18 de outubro, a construção do novo dispositivo de retorno no km 46 da rodovia Raposo Tavares, em São Roque. O empreendimento, com investimento de R$ 30 milhões, beneficia diretamente os bairros Vila Nova, Caetê e Juca Rocha. Melhorando o tráfego local e oferecendo acessos mais seguros para veículos e pedestres.

    A estrutura inclui uma Obra de Arte Especial (OAE) com vão de 39 metros, 1.000 metros de passeios acessíveis, 400 metros de defensas metálicas, 1.000 metros de barreiras rígidas, 1.750 metros de drenagem superficial e 250 metros de drenagem profunda. Além do plantio de 14 mil m² de grama e implantação de faixas de aceleração e desaceleração.

    Durante a execução, a obra gerou cerca de 250 empregos diretos e faz parte da duplicação da rodovia Raposo Tavares, entre Vargem Grande Paulista e Sorocaba – um dos maiores projetos rodoviários em andamento no interior paulista.

    Fortalecimento da mobilidade regional e desenvolvimento econômico

    Com mais de 88% da duplicação da Raposo Tavares concluída, a ViaOeste já entregou 28 km duplicados, 8 dispositivos de retorno, 45,5 km de defensas metálicas, 90 atenuadores de impacto, 24 novos pontos de ônibus com abrigo e iluminação e 10 km de passeios para pedestres. O investimento total ultrapassa R$ 400 milhões, com previsão de término em janeiro de 2026.

    Essas entregas reforçam o compromisso da concessionária em oferecer infraestrutura moderna, segura e sustentável, estimulando o crescimento regional. Os projetos da ViaOeste nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares demonstram uma estratégia integrada para melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de deslocamento. E ampliar a capacidade logística das principais conexões viárias entre a capital e o interior paulista.

    Com tecnologia de ponta e gestão eficiente, a ViaOeste se consolida como referência em engenharia e modernização rodoviária. Entregando resultados que transformam o cotidiano dos motoristas e fortalecem o desenvolvimento econômico de todo o Estado de São Paulo.

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