O Túnel Santos-Guarujá representa um marco significativo para a infraestrutura e mobilidade na Baixada Santista. O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos, confirmou a Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do túnel. Este projeto, que já possui licença ambiental prévia, avança para homologação e conta com um site oficial para acompanhamento.
Túnel Santos-Guarujá: um projeto estruturante
O Túnel Santos-Guarujá é considerado um projeto estruturante para a região e o estado. Com um investimento total de R$ 6,8 bilhões, o túnel terá 870 metros de extensão sob o canal portuário, com três faixas por sentido, além de passagem para pedestres e ciclistas. A obra visa melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população, reduzindo o tempo de travessia para até cinco minutos.
Impacto econômico e social
A construção do Túnel Santos-Guarujá deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento logístico e urbano da Baixada Santista. O projeto também prevê a construção de 1,7 mil unidades habitacionais, promovendo o desenvolvimento urbano na área do túnel.
Próximas etapas do projeto
Com a habilitação definitiva da Mota-Engil, o processo segue para homologação e adjudicação, antes da assinatura oficial do contrato. Após essa fase, a concessionária contará com 60 dias para formalizar o acordo, e os aportes públicos deverão ocorrer até 60 dias após a assinatura. A entrega completa e o início da operação do túnel estão previstos para 2031.
O túnel não apenas promete transformar a mobilidade entre as duas cidades, mas também representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura na região.
