O Trevo de Betel, localizado no km 119,7 da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, será reaberto ao tráfego nesta quinta-feira (9), a partir das 15h. A liberação será feita pela concessionária Rota das Bandeiras, após 45 dias de interdição para a execução da primeira etapa das obras de remodelação do dispositivo.
Com a reabertura, os motoristas voltam a ter todos os movimentos disponíveis – entrada e saída do bairro, em ambas as direções da rodovia. A medida deve melhorar a fluidez do trânsito tanto na Zeferino Vaz quanto nos trevos do Laranjão (km 121) e do Real Parque (km 116). Esses locais vinham sendo utilizados como rotas alternativas.
A interdição foi necessária para o alargamento do viaduto, que agora está preparado para receber as futuras marginais e a nova configuração viária do local. Apesar da reabertura do Trevo de Betel, as obras na região continuam, mas sem previsão de novos bloqueios permanentes.
Com esta etapa concluída, a Rota das Bandeiras concentrará esforços no Trevo do Real Parque, cuja intervenção está prevista para começar ainda em outubro. A concessionária trabalha em conjunto com a Emdec e a EMTU para minimizar os impactos no trânsito e nas linhas de ônibus.
O pacote de obras de qualificação viária da SP-332 abrange o trecho entre os quilômetros 114 e 125, entre Barão Geraldo (Campinas) e Paulínia, e inclui a implantação de pistas marginais e a modernização dos trevos do Real Parque, Betel e Laranjão. O investimento total é de R$ 180,3 milhões, com base em julho de 2025.