O Governo de São Paulo informou que as obras da Linha 17-Ouro ultrapassaram 90% de conclusão. Prevista para iniciar operação assistida em março de 2026, a nova linha de monotrilho vai conectar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, com oito estações e 6,7 km de extensão.
Durante vistoria nesta quarta-feira (8), o governador Tarcísio de Freitas destacou que as obras da Linha 17-Ouro estão dentro do cronograma. Ele afirmou que a operação comercial começará no segundo semestre de 2026. Atualmente, cinco trens já se encontram em São Paulo, sendo um recém-chegado ao Porto de Santos, e seis estão em fase de testes.
- Leia também: Expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra
A Estação Vereador José Diniz está com 97% de execução, já na fase de acabamento e testes de sistemas, enquanto a Estação Washington Luís atingiu 85% de avanço, com elevadores e escadas rolantes instalados. O Pátio Água Espraiada, que abrigará as oficinas de manutenção, está com 88% de conclusão.
A Linha 17-Ouro, fabricada com tecnologia da empresa chinesa BYD, contará com trens movidos a bateria com autonomia de até 8 km. A nova linha beneficiará mais de 93 mil passageiros por dia, ampliando a integração entre os modais e reduzindo o tempo de deslocamento na Zona Sul da capital.