Prefeitura de São Paulo intensifica obras de túnel na Cecília Lottenberg e entra na reta final da Nova Santo Amaro

As obras de mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo seguem em ritmo intenso, transformando o cenário da Zona Sul e promovendo avanços significativos em infraestrutura, acessibilidade e transporte público. A SPObras coordena dois grandes projetos: o túnel da Avenida Cecília Lottenberg, que integra o plano de modernização viária da Chácara Santo Antônio, e a requalificação da Nova Santo Amaro, que entra em sua fase final com calçadas ampliadas, drenagem moderna e novas redes subterrâneas.

A partir desta segunda-feira (20), a Avenida Cecília Lottenberg será interditada entre a Praça Embaixador Cyro de Freitas Valle e a Rua Verbo Divino para dar continuidade às obras do túnel. O Projeto de Desvio de Tráfego (PDDT) implantado pela CET e SPTrans prevê sinalização temporária. Desvios de tráfego e rotas alternativas para minimizar os impactos na mobilidade da região. A CET fará o monitoramento e orientará condutores e pedestres durante todo o período de interdição.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Serviços na Cecília Lottenberg mudam trânsito e transporte na Zona Sul

    Durante a execução das obras, a Prefeitura promove ajustes no tráfego local. A Rua Verbo Divino passa a ter sentido duplo entre a Avenida Cecília Lottenberg e a Rua Jamil Anderaos. E outras vias próximas também terão mudanças para melhorar a fluidez. Entre as recomendações estão respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e utilizar vias alternativas.

    O projeto altera ainda o trajeto de nove linhas de ônibus municipais, entre elas 675A/10, 648P/10, 675N/10 e 6422/10, que terão desvios temporários para garantir o atendimento à população. A SPTrans orienta os passageiros sobre novos pontos de parada, como os localizados na Avenida Cecília Lottenberg e na Rua Verbo Divino.

    Com investimento de R$ 376 milhões e previsão de conclusão em maio de 2027, o túnel terá 900 metros de extensão, ligando a Praça Embaixador Cyro de Freitas Valle à Rua da Paz. A estrutura beneficiará mais de 260 mil pessoas, oferecendo uma rota alternativa à Marginal Pinheiros. Ampliando o corredor de ônibus e integrando ciclovias e calçadas acessíveis.

    O projeto também prevê o enterramento das redes aéreas de energia e telecomunicações, paisagismo e a construção de uma rampa cicloviária na Ponte Laguna. Conectando-se à ciclovia do Rio Pinheiros. Essas ações reforçam o compromisso da administração municipal com a mobilidade sustentável e a requalificação urbana.

    Obras da Nova Santo Amaro entram na reta final

    Na mesma região, as obras da segunda fase da Nova Santo Amaro avançam para a conclusão ainda em outubro de 2025, consolidando um novo padrão de urbanização. O trecho entre a Rua Afonso Brás e a Avenida Hélio Pellegrino está recebendo os últimos trabalhos de pavimentação das faixas de concreto rígido que compõem o corredor exclusivo de ônibus.

    A obra é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e pela SPObras, com foco na modernização da mobilidade, acessibilidade e drenagem. A avenida ganha mobiliário urbano moderno, novos pontos de ônibus cobertos, calçadas acessíveis com rampas e piso tátil, iluminação em LED e paisagismo renovado. O enterramento das redes elétricas e de telecomunicações melhora a estética e a segurança da via.

    O sistema de drenagem foi totalmente modernizado, com galerias de concreto armado de grande porte e novas tubulações. Aumentando a capacidade de escoamento de águas pluviais e reduzindo o risco de alagamentos.

    Durante a execução, a Prefeitura também garantiu a preservação ambiental com o transplante de três árvores para outro ponto da avenida. Seguindo normas técnicas para preservar as espécies. Essas ações refletem o compromisso da gestão com o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário