Durante os meses de agosto e setembro, 68 colaboradores de diferentes diretorias da CPTM participam de uma campanha de troca de cartas com 68 idosos do Centro de Convivência da União Brasileiro-Israelita do Bem-estar Social (UNIBES).
A iniciativa tem como objetivo estabelecer um vínculo entre os participantes, através da escrita, que seja mais profundo do que aquele obtido por contatos digitais.
Além de incentivar pessoas na terceira idade a não perderem o hábito de ler e escrever, a campanha promove uma conexão entre remetente e destinatário. Ela também estimula a criatividade e a memória. Além disso, proporciona um momento de pausa e reflexão em meio à velocidade de compartilhamento de informações do mundo atual.
No dia 7 de outubro, uma terça-feira, os colaboradores da companhia que participaram do projeto farão uma visita à sede da UNIBES. A atividade será uma oportunidade para que os idosos conheçam seus correspondentes. O encontro é uma celebração ao Dia Internacional da Terceira Idade, comemorado em 1º de outubro.
Durante a visita, serão distribuídas aos idosos 80 necessaires confeccionadas por costureiras do projeto Linha da Moda a partir de materiais reutilizados. Ao todo, a confecção das necessaires equivale a 17kg de roupas não descartados, 35kg de CO2, 3 m³ de água e 2.622kWh de energia poupados.
“O Adote uma História mostra como a troca de cartas pode criar laços únicos, despertando memórias, afetos e novas amizades. É um respiro em meio a era digital e um presente tanto para os idosos quanto para os colaboradores”, disse Natália Prado, responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da CPTM.