Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas no sábado (25/10) e no domingo (26/10), devido a obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.
Sábado, dia 25
Linha 11-Coral
No sábado, os trens da Linha 11-Coral irão circular, em ambos os sentidos, pelas plataformas 1 e 2 da estação Estudantes, pela plataforma 3 da estação Mogi das Cruzes e pela plataforma 1 na estação Braz Cubas, entre 23h e o fim da operação comercial, para manutenção preventiva nas máquinas de chaves dos aparelhos de mudanças de via presentes no trecho.
Domingo, dia 26
Linha 7-Rubi
Já no domingo (26), das 8h às 17h, os trens da Linha 7-Rubi que seguem no sentido Jundiaí não prestam serviço na estação Água Branca, devido à obra de melhoria no trecho. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a estação Lapa e retornar no sentido Palmeiras-Barra Funda. No mesmo dia, durante toda a operação comercial da CPTM, em ambos os sentidos, os trens utilizam somente a plataforma 1 das estações Perus e Caieiras para realização de revisão geral da rede aérea e poda de árvore.
Linha 10-Turquesa
Na Linha 10-Turquesa, das 4h às 24h de domingo, o trecho entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra estará interrompido. A estratégia está sendo adotada para montagem de novo travessão e máquinas de chave, correção geométrica de via, soldas, limpeza de faixa e descarga de materiais.
O sistema Paese estará em operação para atender os passageiros no trecho interditado. Na estação Mauá, o ponto de embarque nos coletivos que saem com destino a Rio Grande da Serra acontece na Av. Capitão João, s/n (ao lado da Estação, embaixo da passarela); em Guapituba, o ponto de parada para ambos os sentidos fica na Av. Capitão João, s/n (em frente à estação, próximo à Rua Cícero de Campos Povoa); na estação Ribeirão Pires, o embarque acontece na Av. Ernesto Menato (lado oposto ao nº 252). Já o passageiro que utiliza a estação Rio Grande da Serra, sentido a estação Mauá, deve embarcar na Av. Pastor Aquilino Sartori (ao lado da estação, oposto ao nº 92). A previsão é que o trajeto entre essas estações leve, em média, cerca de 40 minutos.
Entre 4h e 8h
Ainda, entre 4h e 8h, os trens da Linha 10-Turquesa que seguem no sentido Palmeiras-Barra Funda não realizam parada na estação Ipiranga, devido a obra de melhoria no trecho. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a estação Mooca e retornar no sentido Rio Grande da Serra. No mesmo período, os trens com sentido Palmeiras-Barra Funda utilizam apenas a plataforma 2 da estação Tamanduateí.
Das 8h às 17h
Das 8h às 17h, os passageiros da Linha 10-Turquesa, com destino a Palmeiras-Barra Funda, devem ficar atentos, pois os trens encerrarão o trajeto na estação Luz. Para seguir viagem até a estação Palmeiras-Barra Funda, o passageiro tem como opção utilizar a Linha 11-Coral. Já das 9h às 17h, os trens em ambos os sentidos circulam pela plataforma 4 na estação Mooca e plataforma 2 no Brás.
Linha 11-Coral
Durante toda a operação comercial de domingo (26), os trens da Linha 11-Coral irão circular, em ambos os sentidos, pela plataforma 3 da estação Suzano. Eles também utilizarão a plataforma 1 da estação Calmon Viana. Já entre 21h e 24h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 da estação Tatuapé para embarcar em ambos os sentidos. As mudanças acontecem para realização de manutenção na rede aérea e desmontagem de andaime suspenso sob o Viaduto Carlos de Campos.
Linha 12-Safira
Na Linha 12-Safira, das 4h às 7h, os trens em ambos os sentidos circulam pela plataforma 3 na estação Engenheiro Manoel Feio e pelas plataformas 2 nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré. E, das 8h às 20h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 das estações Aracaré e Itaquaquecetuba para embarcar em ambos os sentidos. Já das 23h30 às 24h, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Aracaré, devido a obras de via permanente e retirada de piso de madeira nas plataformas da estação Aracaré.
Linha 13-Jade
Na Linha 13-Jade, durante toda a operação comercial, os trens circulam pela plataforma 1 na estação Engenheiro Goulart, em ambos os sentidos. A mudança ocorre devido à manutenção na rede aérea.
