A carência de pontos de recarga é hoje o maior desafio para a expansão dos veículos eletrificados no Brasil. A conclusão vem de uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, que avaliou o perfil do público interessado em híbridos e elétricos.
O levantamento ouviu 1,3 mil usuários da plataforma em abril de 2025. Do total, 54% apontaram a falta de infraestrutura de recarga como principal obstáculo para a compra. Em seguida, surgem as dificuldades na revenda (49%) e a percepção de insegurança da tecnologia (44%).

Pesquisa mostra evolução na aceitação
Em comparação ao estudo realizado em novembro de 2024, houve uma mudança significativa. Antes, a falta de segurança liderava como o maior impeditivo, com 65% das menções. Agora, essa preocupação caiu 21 pontos percentuais, cedendo espaço para questões práticas relacionadas à infraestrutura.
Outros fatores também apareceram: vida útil da bateria (42%), preço elevado (39%), autonomia (35%), custo de manutenção (29%), baixa variedade de modelos (9%) e outros motivos (19%).
Veículos eletrificados e o futuro da mobilidade
Segundo Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, o mercado de veículos eletrificados no Brasil tem grande potencial de crescimento. “Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje a preocupação está em como implementar a tecnologia no dia a dia, com foco em infraestrutura e praticidade”, afirma.