Roubos e furtos de veículos caem no 1º semestre de 2025 na Grande SP, aponta estudo

A Ituran Brasil divulgou análise comparativa sobre os roubos e furtos de veículos na Região Metropolitana de São Paulo. O estudo mostra que, no primeiro semestre de 2025, foram registradas 40.830 ocorrências, contra 43.830 em 2024, uma queda de quase 7%.

Apesar da redução no total, os roubos diminuíram, enquanto os furtos apresentaram leve alta.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Panorama dos veículos mais visados

    A Honda CG 160 continua liderando o ranking dos veículos mais procurados por criminosos em 2025. Entre os carros de passeio, o Ford Ka subiu posições e passou a ocupar a segunda colocação.

    As cidades mais afetadas continuam praticamente as mesmas, com destaque para São Paulo, que mantém ampla liderança nos registros.

    Roubos e furtos de veículos: mudança no perfil das ocorrências

    Em 2025, a quarta-feira passou a ser o dia com mais ocorrências, substituindo a quinta-feira, que liderava em 2024. A maioria dos veículos envolvidos tinha mais de 10 anos de fabricação, entre carros, motos e caminhões.

    No caso das motos até 499 cilindradas, os modelos mais novos seguem como principais alvos, com até 2 anos de uso. Já nas motos acima de 500 cilindradas, a Royal Enfield Classic entrou no ranking dos mais visados, reflexo da instalação da fábrica da marca no Brasil em 2025.

    Conclusão do estudo

    O levantamento mostra que os criminosos continuam priorizando modelos populares e veículos mais antigos, fáceis de revender no mercado ilegal. A variação entre roubos e furtos revela uma mudança de comportamento que exige atenção redobrada dos motoristas.

    Deixe um comentário