Rodovia Raposo Tavares troca praças de pedágio por pórticos a partir de outubro

A rodovia Raposo Tavares (SP-270) terá um novo modelo de cobrança a partir do dia 1º de outubro. As tradicionais praças de pedágio serão substituídas por pórticos eletrônicos do sistema Siga Fácil, que realiza a leitura das placas ou de tags veiculares para cobrança automática.

Com a mudança, não será mais necessário parar para pagar. O objetivo é garantir mais fluidez e reduzir congestionamentos. A concessionária Sorocabana, responsável pelo trecho, já iniciou a distribuição de 60 mil folhetos informativos para motoristas até o dia 10 de outubro.

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  • Onde estarão os pórticos de cobrança da rodovia Raposo Tavares

    Três pontos terão cobrança nos dois sentidos:

    • km 48 – São Roque – R$ 5,05
    • km 83 – Sorocaba – R$ 4,95
    • km 111 – Araçoiaba da Serra – R$ 4,20

    Outros cinco pórticos serão apenas de monitoramento, sem cobrança, localizados em Sorocaba e São Roque:

    • km 4,1 da SPI 091/270 (Rodovia Celso Charuri), em Sorocaba;
    • km 3,2 da SP-075 (Rodovia Santos Dumont), em Sorocaba;
    • km 58 da SP-270, em Sorocaba;
    • km 101 da SP-270, em Sorocaba.

    Como pagar o pedágio digital na Raposo Tavares

    Os motoristas que utilizarem tag terão cobrança automática, com desconto de 5% no valor da tarifa (DBT). Para quem não possui tag, o pagamento poderá ser feito de forma digital em até 30 dias, pelos canais:

    O sistema aceita pagamento por Pix ou cartão de crédito. Caso o motorista não efetue o pagamento no prazo, estará sujeito a multas.

    Descontos para usuários frequentes da Raposo Tavares

    Além do desconto básico, há também o Desconto de Usuário Frequente (DUF). A partir da 11ª passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, dentro de um mês, o usuário recebe 10% de desconto. A partir da 21ª, o desconto aumenta para 20%.

    Investimentos na Rota Sorocabana

    O sistema faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo. Estão previstos R$ 8,8 bilhões em investimentos nos próximos 30 anos em 460 km de rodovias que passam por 17 municípios.

    As melhorias incluem duplicações, marginais, ciclovias, faixas adicionais, rampas de escape, passarelas, pontos de parada para caminhoneiros e monitoramento em tempo real. Já foram modernizados mais de 180 km de pistas, com reforço de pavimento, sinalização e serviços de atendimento 24 horas, gerando mais de 1,1 mil empregos diretos e indiretos.

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