A Acciona começou a instalação das portas de plataforma na Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, um marco importante para a segurança e modernização do sistema. A futura estação Santa Marina, com mais de 81% das obras civis concluídas, lidera esse processo que deve durar cerca de um mês e meio.
Portas de plataforma na Linha 6-Laranja garantem mais segurança
A Linha 6-Laranja receberá um total de 720 portas deslizantes motorizadas (PDMs), distribuídas em 15 estações. Serão 48 portas por estação, sendo 24 em cada plataforma. Essas portas contam com diversas barreiras físicas, como barras fixas e soleiras inclinadas, que impedem incidentes durante a operação. O sistema foi projetado para maximizar a proteção dos usuários, utilizando tecnologia preventiva e precisa.

Um destaque importante da Linha 6-Laranja está no “GAP”, o espaço entre a porta da plataforma e a do trem, que apresenta o menor valor entre os sistemas metroviários de São Paulo. Além disso, as portas dos trens deslizam cerca de sete centímetros para fora da caixa do carro, garantindo um controle mais eficaz do espaço de embarque. Esse modelo exclusivo na cidade aumenta a segurança desde o primeiro contato do passageiro com o trem.
Integração tecnológica para operação segura
Além das barreiras físicas, a linha conta com um alto nível de integridade de segurança. O sistema integra de forma inteligente diferentes áreas da operação, como sinalização, material rodante e alimentação elétrica. Essa integração assegura que o trem só se movimente quando as portas do trem e da plataforma estiverem totalmente fechadas e sem obstruções.
Em caso de intercorrências persistentes, a Central de Controle Operacional (CCO) recebe acionamento imediato para verificação. Isso garante respostas rápidas e eficazes para manter a segurança dos passageiros.
Projeto da Linha 6-Laranja e seus benefícios para São Paulo
A construção da Linha 6-Laranja, conduzida pela Acciona, ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Linha Universidade. A nova linha terá 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, conectando a Brasilândia, na Zona Norte, até a Estação São Joaquim, no Centro da capital.
Com a entrada em operação da Linha 6-Laranja, o tempo de deslocamento que hoje leva cerca de 1 hora e 30 minutos de ônibus será reduzido para apenas 23 minutos. Essa redução significativa promete transformar a mobilidade urbana, facilitando o acesso e o deslocamento dos paulistanos.
A instalação das portas de plataforma na Linha 6-Laranja representa um avanço tecnológico e de segurança para o metrô de São Paulo. A medida reforça o compromisso com a proteção dos usuários e a eficiência do transporte público na cidade.