As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo avançaram significativamente com a descida da roda de corte da tuneladora Cora Coralina, conhecida como “tatuzão”, no canteiro da Estação Penha, localizada na Zona Leste da capital. Esse procedimento representa um passo decisivo para a segunda fase de escavações, que ligará a Penha ao túnel já executado no Complexo Rapadura.
Avanços na expansão da Linha 2-Verde
A roda de corte, com 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas, precisou de um guindaste de 750 toneladas para ser posicionada. Segundo Marcus Herani, chefe do departamento de Operações Civis do Metrô, essa operação promove conectividade entre bairros densamente povoados e o restante da malha metroviária. A expansão até a Penha vai acrescentar 320 mil passageiros por dia à Linha 2-Verde. A medida ampliará a capacidade do sistema e reduzirá significativamente o tempo de deslocamento. Além disso, a integração entre bairros da Zona Leste e o restante da cidade ficará mais eficiente.
Funcionamento e equipe da tuneladora na Linha 2-Verde
Cerca de 150 profissionais, entre engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas e operadores, trabalham diretamente na operação do “tatuzão” nesta nova etapa. A tuneladora não conta apenas com a roda de corte, que rompe a parede na chegada a futuras estações. Ela também possui o “backup”, uma estrutura de apoio com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel.
Após concluir o primeiro trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, passando por estações como Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato, a tuneladora iniciará a escavação no sentido Vila Prudente. Com a descida da roda de corte e a finalização da montagem, o “tatuzão” começará ainda em 2025 a escavar o novo trecho da Linha 2-Verde.

Obras no pátio Tamanduateí para suportar a expansão da Linha 2-Verde
Paralelamente, as obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, na Zona Sul de São Paulo, avançam e já alcançam 25% de execução. A área construída aumentará aproximadamente 84%, passando dos atuais 7.273 m² para 13.373 m². Entre as principais intervenções, destacam-se a construção de cinco novos blocos operacionais. Isso inclui a nova oficina de trens A1, com 5.200 m², e a ampliação da oficina C1, com cerca de 790 m².
Além disso, estão previstas novas vias ferroviárias com quase 3 km de extensão. Elas garantirão a circulação e o estacionamento dos 22 novos trens que chegarão da China. Essas melhorias no pátio são fundamentais para suportar o aumento da frota e a demanda gerada pela expansão da Linha 2-Verde.
Impactos da expansão da linha para a população
A expansão da linha trará benefícios diretos para a população da Zona Leste e demais regiões conectadas pela malha metroviária. A ampliação da capacidade do sistema permitirá o transporte diário de mais 320 mil passageiros, reduzindo o tempo de deslocamento e promovendo uma integração mais eficiente entre bairros. Essas melhorias contribuem para a mobilidade urbana, facilitando o acesso a diferentes áreas da cidade e promovendo o desenvolvimento regional.
Com a continuidade das obras e a operação do “tatuzão”, a Linha 2-Verde avança rumo a uma infraestrutura mais moderna e eficiente, atendendo às necessidades crescentes da população paulistana.