Na tarde de terça-feira, 2 de setembro, policiais detiveram um homem acusado de importunação sexual na Estação Corinthians-Itaquera, Zona Leste de São Paulo. O caso ocorreu dentro de um trem da Linha 11-Coral da CPTM.
Suspeito de assédio detido em Itaquera
Segundo relatos divulgados pelo perfil SP Sobre Trilhos, o homem teria mostrado o órgão genital para uma passageira. Outros usuários do transporte testemunharam a cena, perseguiram o suspeito e o imobilizaram até a chegada das equipes de segurança.
CPTM confirma detenção e apoio à vítima
Em nota, a CPTM informou que a ocorrência aconteceu por volta das 17h30. A vítima recebeu atendimento no Espaço Acolher da Estação Corinthians-Itaquera, serviço especializado em apoio a mulheres vítimas de violência ou importunação.
Os agentes conduziram o suspeito para a 7ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A companhia destacou ainda que realiza campanhas educativas, treinamentos para colaboradores e conta com câmeras de monitoramento em trens e estações para auxiliar na identificação de agressores.
Nota da CPTM
“A CPTM lamenta que uma passageira tenha sido vítima de importunação sexual na tarde desta terça-feira (02/09), por volta das 17h30, no interior de um trem na Linha 11-Coral, quando a equipe de segurança deteve o suspeito. A equipe prestou apoio e acolhimento à vítima no Espaço Acolher da Estação Corinthians-Itaquera, e a 7ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) registrou o caso.
Para combater crimes sexuais, a CPTM realiza ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores. As câmeras de monitoramento instaladas nos trens e estações ajudam a identificar o autor e permitem abordá-lo caso tente entrar no sistema novamente. Além disso, desde março de 2020, a companhia possui o Espaço Acolher em 34 estações das cinco linhas, que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da empresa.”