Na manhã desta quinta-feira (4), a Estação Santo Amaro amanheceu sem luz devido a uma falha no sistema de energia da Enel registrada por volta das 4h40. Segundo informações da TV Globo, noticiadas às 6h11, o local chegou a ficar totalmente no escuro logo cedo, antes da entrada em operação de um gerador. A ViaMobilidade informou que apura o caso.
De acordo com a concessionária, o gerador garante o funcionamento da iluminação da estação, além dos elevadores. As escadas rolantes, no entanto, permanecem desligadas para economizar energia. A circulação de trens não foi afetada.
A Enel comunicou que equipes estão no local e identificaram um condutor rompido, resultado de uma tentativa de furto de cabos. A empresa ressaltou que a falha atinge apenas a estação, sem reflexos no fornecimento para comércios e residências da região. Entre janeiro e julho, a companhia registrou cerca de 3.500 ocorrências de furto de cabos elétricos.
Por volta das 6h56, a estação seguia operando com energia do gerador, enquanto técnicos trabalhavam para restabelecer o fornecimento.
Nota da ViaMobilidade
“A ViaMobilidade informa que a estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, está sem energia elétrica externa desde às 4h45 desta quinta-feira (4), em razão de falha no fornecimento da Enel. Neste momento, a estação opera com energia proveniente do gerador. A circulação dos trens da Linha 9-Esmeralda não foi impactada e segue normalmente.”
Nota da Enel
“Equipes da Enel estão no local para realizar reparos devido a condutor rompido por tentativa de furto. Vale reforçar que entre janeiro e julho de 2025, a Enel registrou 3.499 ocorrências de furto de cabos de energia elétrica que impactou quase 20 mil clientes nesse período.
Furto de cabos de energia elétrica é considerado crime. Além disso, a interrupção no fornecimento de energia coloca em risco a saúde e segurança da população, já que afeta diretamente as pessoas, assim como impactou a estação hoje.”