A EcoRodovias, maior operadora de malha rodoviária concedida do Brasil, iniciou um projeto-piloto inédito no setor para testar o uso do B100, biodiesel 100% renovável produzido a partir de soja, em veículos de atendimento rodoviário.
O estudo será realizado ao longo de 12 meses na Ecovias Noroeste Paulista, concessionária que administra 600 km de rodovias no interior de São Paulo. Os testes incluem três caminhões guincho e um caminhão pipa.
Diesel renovável e redução de emissões
De acordo com estudos da ANP, Abiove e EPE, o B100 pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 em comparação ao diesel tradicional. O projeto está alinhado às metas de sustentabilidade da EcoRodovias, que prevê redução de 25% das emissões até 2026 e de 42% até 2030, considerando Escopos 1 e 2.
Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade da companhia, destacou que grande parte das emissões vem da frota de guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio, e que o biodiesel tem potencial de gerar ganhos ambientais com baixo custo de adaptação.
EcoRodovias: projeto pioneiro no setor
Esta é a primeira vez que o B100 passa por testes em veículos de operação rodoviária, marcando um avanço importante para o setor de concessões. Um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, realizará o abastecimento com combustível fornecido pela Brejeiro, produtora tradicional de biodiesel de soja.
Os ajustes necessários não exigem substituição de motor, apenas adaptações específicas, com acompanhamento técnico da Volkswagen Caminhões e Ônibus, parceira do projeto.
Segundo Alexander Kuhlmann, diretor de Suprimentos da EcoRodovias, caso os resultados se mostrem positivos, a iniciativa pode se expandir para toda a concessionária. Futuramente, a iniciativa também pode chegar a outras unidades do grupo.