Nesta segunda-feira (22), em celebração ao Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo destacou os avanços da CPTM e do Metrô em práticas sustentáveis que contribuem para a redução da pegada de carbono.
Totalmente movido a energia elétrica, o sistema metroferroviário evita o uso de combustíveis fósseis, diminuindo significativamente a emissão de poluentes. Em 2024, o Metrô evitou a emissão líquida de 625 mil toneladas de CO₂e, enquanto a CPTM contribuiu com a redução de 517 mil toneladas de CO₂, totalizando mais de 1 milhão de toneladas de CO₂e que deixaram de ser lançadas na atmosfera.
Essas ações também geraram benefícios sociais: o Metrô proporcionou economia de 556 milhões de horas em viagens. Além disso, evitou cerca de 3 mil acidentes de trânsito e poupou 309,8 milhões de litros de combustíveis. Já os serviços da CPTM resultaram em ganhos avaliados em R$ 9,36 bilhões, fruto da eficiência energética. Esses resultados também vieram de investimentos em usinas fotovoltaicas e na substituição de sistemas de iluminação e ar-condicionado.
O Dia Mundial Sem Carro busca incentivar a população a refletir sobre os impactos ambientais e sociais do uso excessivo do automóvel. A data também promove alternativas de transporte sustentável, como o sistema sobre trilhos.
Além disso, CPTM e Metrô incentivam o uso combinado da bicicleta. Aos fins de semana e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bikes em qualquer horário, e durante a semana em períodos específicos.
