A Prefeitura de Campinas abriu nesta quinta-feira (18) a Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2025, que segue até 25 de setembro. A Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) promovem o evento, que foca na conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a prevenção de acidentes.
Relatório aponta 156 vidas perdidas no trânsito de Campinas
Durante a abertura, realizada no anfiteatro da PUC-Campinas, a Emdec apresentou o Relatório Anual de Sinistralidade 2024, que registrou 156 mortes em 148 sinistros no ano passado.
- 71 vítimas eram motociclistas ou garupas (45,5%)
- 45 eram pedestres (28,8%)
- 31 ocupavam outros veículos (19,9%)
- 9 eram ciclistas (5,8%)
A maioria das vítimas era de homens (85,9%), com destaque para jovens de 18 a 39 anos. Entre os idosos, 64% morreram como pedestres.
Queda nas mortes de motociclistas e pedestres em Campinas
Em 2024, houve redução de 8,9% nos óbitos em vias urbanas, com sete vidas preservadas. Foram registradas quedas de 10,5% nas mortes de motociclistas e de 14,8% nas de pedestres em relação a 2023.
Entre 2022 e 2024, quatro avenidas concentraram 16,7% dos óbitos: John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Comendador Aladino Selmi e Amoreiras. A JBD, por exemplo, teve redução de 46% nas mortes em três anos.
Programação da Semob 2025
Entre as principais ações estão:
- Inauguração do novo Centro de Controle Operacional da Emdec (23/09)
- Lançamento de projeto-piloto de travessia inteligente com iluminação em LED (22/09)
- Projeto Caminhos do Brincar / Ruas de Lazer nos bairros Amarais (21/09) e Satélite Íris (22/09)
- Simulação de sinistro de trânsito (25/09)
Cooperação entre órgãos públicos e sociedade
A Semob 2025 conta com apoio de secretarias municipais, universidades, concessionárias, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, a Johns Hopkins University e o Observatório Municipal de Trânsito.
O presidente da Emdec, Vinícius Riverete, destacou que a redução de mortes no trânsito resulta da integração entre fiscalização, obras viárias e educação. Já o secretário de Transportes, Fernando de Caires, reforçou que as políticas são baseadas em dados e evidências.