A Prefeitura de São Paulo inicia uma nova etapa das obras do BRT Radial Leste, com a construção da futura parada de ônibus Mendes de Sá. Para viabilizar essa fase, a Avenida Alcântara Machado sofrerá interdições parciais nos dois sentidos, entre as ruas Carneiro Leão e Piratininga, na Mooca, região central da cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanhará a interdição e orientará o trânsito para garantir fluidez e segurança aos usuários.
Interdições na Avenida Alcântara Machado por avanço do BRT Radial Leste
As interdições ocorrerão da seguinte forma: no sentido Bairro, a faixa da esquerda entre as ruas Carneiro Leão e Piratininga ficará interditada a partir de segunda-feira, dia 8 de setembro. No sentido Centro, a faixa da esquerda entre as ruas Piratininga e Carneiro Leão será interditada a partir de segunda-feira, dia 15 de setembro. O fluxo de veículos será direcionado para as faixas da direita, com sinalização indicando as obras e recomendando rotas alternativas.
Alternativas de trânsito durante as obras do BRT Radial Leste
Para o sentido Bairro, os motoristas poderão optar pela Marginal Tietê ou acessar a Rua da Figueira a partir da Ligação Leste-Oeste, seguindo pela Avenida Rangel Pestana, Avenida Celso Garcia, Rua Belém, Largo São José do Belém, Rua Silva Jardim, Rua Artur da Mota, Rua Toledo Barbosa, Rua Engenheiro Balem, Rua Catiguá e Rua Melo Peixoto.
No sentido Centro, as alternativas incluem a Marginal Tietê ou os trajetos a partir do acesso à Avenida Conde de Frontin, passando pelo Viaduto Engenheiro Alberto Badra, Viaduto Antônio Abdo ou Rua Melo Freire, chegando à Rua da Figueira. Para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, o telefone SP156 permanece disponível.
Recomendações para motoristas durante as interdições do BRT Radial Leste
A CET recomenda respeitar a sinalização e solicitar informações sem comprometer a fluidez do trânsito. Também orienta reduzir a velocidade ao avistar canalizações de orientação na pista, garantindo maior segurança para todos.
Características e benefícios do novo BRT
O BRT Radial Leste ligará o Parque Dom Pedro II, no Centro, à Estação Penha do Metrô, na Zona Leste, beneficiando até 400 mil passageiros diariamente e reduzindo o tempo de viagem em até 50%. O corredor contará com faixas exclusivas em pavimento rígido, estações modernas e acessíveis. Também terá ciclovia, paisagismo, iluminação renovada, semáforos inteligentes e enterramento das redes de energia e telecomunicações.
Além disso, o sistema terá faixa azul exclusiva para motociclistas e integração direta com estações do Metrô e da CPTM, como Belém, Tatuapé e Carrão. Uma ciclopassarela no Viaduto Pires do Rio facilitará o acesso dos ciclistas. Serão 12 estações por sentido, equipadas com portas automáticas, ar-condicionado, painéis informativos, pagamento antecipado e energia solar.
Inovação e segurança no BRT
O BRT Radial Leste contará com um Sistema Inteligente de Transporte (ITS) para otimizar a operação, reduzir o tempo de espera e reforçar a segurança. Câmeras integradas ao Smart Sampa, à Polícia Militar e à Guarda Civil Metropolitana garantirão monitoramento constante. O contrato inclui a construção da Sala de Apoio Operacional (SAP), junto ao Terminal Parque Dom Pedro II, responsável pelo controle e operação do corredor.
Com investimento de R$ 385,9 milhões, o BRT Radial Leste promete modernizar a mobilidade urbana. A iniciativa busca oferecer mais rapidez, conforto e qualidade de vida para a população de São Paulo.