Na noite de terça-feira (16), um caminhão pegou fogo no pátio de aeronaves do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O veículo transportava refeições para aviões e estava próximo a duas aeronaves no momento do incidente.
Aeroporto de Viracopos confirmou princípio de incêndio
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela operação do terminal, informou que controlou o incêndio rapidamente. Inicialmente, equipes de solo atuaram no combate às chamas, seguidas pelos bombeiros do aeroporto. Nenhum avião sofreu danos, e as equipes executaram os procedimentos de emergência com sucesso.
Passageiros foram realocados por segurança
A equipe substituiu preventivamente a aeronave que estava ao lado do caminhão. A Azul, que operava o voo AD2678 com destino a Juazeiro do Norte, informou que a troca da aeronave ocorreu para garantir a segurança dos passageiros, mesmo sem danos estruturais ao avião envolvido.
Incidente não afetou operações do Aeroporto de Viracopos
Apesar da proximidade com as aeronaves, o incêndio não comprometeu as operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Viracopos. O terminal operou normalmente após o incidente e todos os passageiros seguiram viagem com segurança.
Nota da Aeroportos Brasil Viracopos
“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, informa que houve o registro de um princípio de incêndio em um caminhão no pátio de aeronaves na noite desta terça-feira (16/09) e que a chamas foram rapidamente combatidas, inicialmente pela equipe de solo e, em seguida, pelos bombeiros do aeroporto. Os procedimentos de resposta à emergência foram seguidos e não houve impacto nas operações de pousos e decolagens. Os passageiros que estavam na aeronave ao lado do caminhão foram realocados em outra aeronave por questões de segurança.”
Nota da Azul
“A Azul informa que, na noite desta terça-feira, dia 16, precisou efetuar preventivamente a troca da aeronave que realizaria o voo AD2678 (Viracopos-Juazeiro do Norte), para inspeção do equipamento, após um veículo terceirizado de transporte de refeições para o serviço de bordo (catering) sofrer um princípio de incêndio na pista do aeroporto de Viracopos, próximo à aeronave, que não sofreu avarias nem recebeu qualquer impacto.”
A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.”
