Um levantamento do Infosiga-SP revelou que homens de 26 anos concentram o maior número de mortes em acidentes de trânsito na região de Campinas em 2025. O balanço, atualizado na quinta-feira (18), contabiliza 758 vítimas fatais entre janeiro e agosto.
Perfil das vítimas em acidentes de trânsito
As vítimas tinham entre 2 e 94 anos, mas 81,4% eram homens. Somente entre os que tinham 26 anos, ocorreram 20 mortes. Na sequência, aparecem os motoristas de 37 anos, com 19 óbitos no período.
Jovens representam alto risco no trânsito
O Infosiga mostra que, considerados todos os sinistros – fatais e não fatais – quatro em cada dez condutores envolvidos tinham entre 18 e 24 anos. Entre janeiro e agosto, 1.082 registros envolveram motoristas dessa faixa etária. Já entre 25 e 29 anos, foram 837 ocorrências.
- Leia também: Passageiros pulam catracas do BRT em Campinas
Região administrativa de Campinas reúne 90 cidades
A área analisada pelo Infosiga abrange 90 municípios, incluindo Campinas, Jundiaí, Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Piracicaba, Limeira, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. O levantamento considera tanto ruas e avenidas quanto rodovias estaduais e federais que cortam a região.
Acidentes de trânsito: dados reforçam a importância da prevenção
Com números tão elevados, especialistas reforçam que os acidentes de trânsito continuam sendo um grave problema de saúde pública. A imprudência, o excesso de velocidade e o consumo de álcool permanecem entre as principais causas dos sinistros.