São Paulo agora conta com 200 pontos de ônibus inteligentes do Programa Abrigo Amigo, iniciativa criada em 2023 para aumentar a segurança de passageiros, principalmente mulheres, durante a noite e a madrugada.
Programa Abrigo Amigo chega a 200 pontos na capital
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Eletromidia e a Claro. Os abrigos oferecem acolhimento e proteção com internet, câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por videochamada entre 20h e 5h.
Com a expansão, o programa passou de 61 para 200 unidades. A Prefeitura vai entregar 139 novos abrigos distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste da cidade.
Tecnologia garante segurança aos usuários
Para utilizar o serviço, o passageiro pressiona um botão no abrigo e é conectado a uma atendente preparada para acionar serviços públicos em casos de emergência. O sistema já registrou mais de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências desde a sua criação.
Abrigo Amigo deve expandir para outras capitais
Segundo o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, a escolha dos pontos utiliza informações da Secretaria de Segurança Pública, priorizando locais onde muitas mulheres aguardam transporte à noite. O projeto também chegará a outras oito capitais brasileiras.