Prefeitura de SP amplia Programa Abrigo Amigo e chega a 200 pontos de ônibus

São Paulo agora conta com 200 pontos de ônibus inteligentes do Programa Abrigo Amigo, iniciativa criada em 2023 para aumentar a segurança de passageiros, principalmente mulheres, durante a noite e a madrugada.

Programa Abrigo Amigo chega a 200 pontos na capital

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Eletromidia e a Claro. Os abrigos oferecem acolhimento e proteção com internet, câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por videochamada entre 20h e 5h.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Com a expansão, o programa passou de 61 para 200 unidades. A Prefeitura vai entregar 139 novos abrigos distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste da cidade.

    Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

    Tecnologia garante segurança aos usuários

    Para utilizar o serviço, o passageiro pressiona um botão no abrigo e é conectado a uma atendente preparada para acionar serviços públicos em casos de emergência. O sistema já registrou mais de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências desde a sua criação.

    Abrigo Amigo deve expandir para outras capitais

    Segundo o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, a escolha dos pontos utiliza informações da Secretaria de Segurança Pública, priorizando locais onde muitas mulheres aguardam transporte à noite. O projeto também chegará a outras oito capitais brasileiras.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário