A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será responsável pela elaboração do anteprojeto de um novo sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro de São Paulo. A informação foi apurada pelo Via Trolebus, com base em publicação da SP Urbanismo no Diário Oficial.
O projeto faz parte do Plano de Requalificação Urbanística do Centro e segue os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. A CPTM contratará serviços técnicos especializados para desenvolver sistemas como alimentação elétrica, sinalização, iluminação e telecomunicações.
VLT terá trajeto estratégico no Centro da capital
Batizado de Bonde São Paulo, o sistema contará com cerca de 12 km de extensão e ligará bairros como Bom Retiro e Brás. O trajeto passará por áreas comerciais e culturais, incluindo o Mercado Municipal, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade.
Também estão previstas conexões com áreas de lazer como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Arouche, Praça da Sé e Parque Dom Pedro II.
Projeto do Veículo Leve sobre Trilhos prevê integração com terminais e linhas do Metrô
O Bonde São Paulo terá integração com cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM. Também estão previstas conexões com o futuro BRT da Radial Leste e a Linha 19-Celeste do Metrô, atualmente em planejamento.
A elaboração do anteprojeto marca o início de uma nova etapa para o transporte sustentável no centro da cidade.