Nesta sexta-feira, 22 de agosto, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda – operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade – promovem uma grande mobilização em defesa das mulheres. A partir das 10h, trens e estações se transformam em espaços de acolhimento, orientação e reforço da rede de apoio a vítimas de violência.
O destaque da ação é o Pelotão Feminino, formado por 30 Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinadas para atender passageiras de forma humanizada, ágil e eficaz em situações de assédio ou vulnerabilidade. As agentes vão distribuir laços lilás e divulgar a campanha “Não se Cale”, incentivando o uso dos canais oficiais de denúncia.

As áreas de atuação incluem:
- Linha 4-Amarela: entre Luz e Vila Sônia
- Linha 5-Lilás: entre Chácara Klabin e Capão Redondo
- Linha 8-Diamante: entre Barra Funda e Lapa
- Linha 9-Esmeralda: entre Santo Amaro e Grajaú
Segundo Antônio Márcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, “O Pelotão Feminino é uma estratégia para tornar o ambiente mais seguro e acolhedor para as nossas clientes, garantindo que saibam a quem recorrer e que recebam apoio imediato”.
Com essa mobilização, ViaQuatro e ViaMobilidade reforçam seu compromisso com a proteção das mulheres e a construção de uma sociedade livre de violência.
Sobre as operadoras ViaQuatro e ViaMobilidade
- ViaQuatro: responsável pela operação da Linha 4-Amarela, pioneira na América Latina com sistema driverless (trens sem condutor).
- ViaMobilidade Linhas 5 e 17: opera as linhas 5-Lilás (metrô) e 17-Ouro (monotrilho), atendendo a Zona Sul da capital.
- ViaMobilidade Linhas 8 e 9: opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, conectando bairros estratégicos com grande circulação de passageiros.