O Túnel Santos-Guarujá recebeu licença ambiental prévia da Cetesb, garantindo a viabilidade do projeto e permitindo o avanço da Parceria Público-Privada (PPP). O leilão para concessão está marcado para 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo.
A medida reduz riscos e possíveis atrasos na execução, já que o consórcio vencedor terá parâmetros ambientais definidos para as próximas etapas: licença de instalação e licença de operação.
Licenciamento e exigências ambientais do Túnel Santos-Guarujá
A Cetesb avaliou impactos sobre manguezais, fauna, flora, unidades de conservação, ruídos e desapropriações. O consórcio vencedor precisará apresentar projetos de mitigação e compensação, além de manter comunicação com a população local.
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Estrutura e benefícios do projeto
O Túnel Santos-Guarujá terá 870 metros de extensão sob o canal portuário, com três faixas por sentido – uma exclusiva para VLT -, passagem para pedestres e ciclistas, além de galeria de serviços.
Com investimento estimado em mais de R$ 6 bilhões, a obra deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos e melhorar a integração logística da Baixada Santista, desafogando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e o sistema de balsas.