Nos últimos dias, um vídeo chamou bastante atenção nas redes sociais. Um influenciador conhecido como “GriGri” apareceu se grudando na porta de um trem da CPTM, durante a chegada da composição na estação Luz, no Centro de São Paulo. O objetivo? Ser o primeiro a entrar para conseguir um assento.
O relato foi publicado pelo perfil Cidade de Guarulhos, que destacou as críticas feitas ao influenciador. A maioria dos internautas alertou para o risco que essa atitude representa, tanto para ele quanto para os demais passageiros. Especialistas em mobilidade também comentaram que forçar a entrada ou se encostar nas portas é extremamente perigoso e pode resultar em acidentes sérios.
Trem exige respeito às normas de segurança
Eu mesmo vi o vídeo viralizar no X (antigo Twitter) e fiquei curioso para saber quem era o autor. Demorei alguns dias até descobrir, nos comentários da publicação feita pelo Cidade de Guarulhos, que se tratava do “GriGri”.
A cena, embora tenha repercutido, gerou preocupação. Ficar à frente de todos, colado na porta do trem, e ainda por cima apenas para gravar um vídeo, coloca em risco não só quem faz isso, mas também as pessoas ao redor. Imagine se o trem se movimenta de forma inesperada?
Assista:
Vídeos não devem servir de exemplo
É importante destacar que o “GriGri” já gravou outros vídeos na estação Luz da CPTM. Em um deles, ele até cede o lugar para senhoras e uma mãe com criança no colo, o que mostra uma outra postura. Mas mesmo assim, atitudes como se antecipar à faixa amarela para filmar conteúdo não devem ser normalizadas.
A própria CPTM vem reforçando esse alerta em suas redes sociais. Em uma das campanhas, que compartilho abaixo, a empresa deixa um recado claro:
“Escolha certa! Antes da faixa amarela: segurança sempre em primeiro lugar! Sueli e Valença, nossos agentes de segurança, têm uma pergunta direta pra você: vale mesmo a pena arriscar a vida por um lugar no trem?“
Assista:
- Leia também: CPTM muda operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa
Ficar atrás da faixa amarela é simples e salva vidas
O recado é direto e necessário: respeitar a sinalização e manter distância da porta do trem enquanto ele chega na plataforma é uma atitude básica de segurança. Evite agir por impulso ou para gerar engajamento nas redes. No transporte público, um segundo pode fazer a diferença entre a segurança e o acidente.