Terceiro trem da Linha 17-Ouro chega ao Pátio Água Espraiada

Na madrugada da última quinta-feira (14), o terceiro trem da Linha 17-Ouro chegou ao Pátio Água Espraiada, na Zona Sul de São Paulo. A composição integra a frota de 14 trens que vão operar na nova linha que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade.

O transporte da composição partiu do Porto de Santos em oito carretas. Cinco levaram os carros (vagões) e três, as estruturas de conexão. A equipe usará a mesma logística para o quarto trem, que já aguarda envio no porto.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Fabricado pela BYD SkyRail na China, o trem tem capacidade para 616 passageiros, distribuídos em cinco carros. Possui recursos modernos como ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, sistema de combate a incêndio, comunicação audiovisual com mapa dinâmico e intercomunicador com o Centro de Controle Operacional (CCO).

    Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

    Trem da Linha 17-Ouro moderno com autonomia em caso de falhas

    Uma das principais inovações do trem da Linha 17-Ouro é o sistema de baterias que permite que ele percorra até 8 km mesmo com falha de energia. Além disso, os trens contam com tecnologia UTO (Unattended Train Operation), que garante uma operação 100% automatizada e mais eficiente, com maior aproximação entre composições e menor tempo de espera.

    Previsão de operação e capacidade de transporte

    A previsão é de que a Linha 17-Ouro entre em operação em 2026. Com 6,7 km de extensão, a linha terá capacidade para transportar até 90 mil passageiros por dia. O trajeto conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, com integração à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário