Na madrugada da última quinta-feira (14), o terceiro trem da Linha 17-Ouro chegou ao Pátio Água Espraiada, na Zona Sul de São Paulo. A composição integra a frota de 14 trens que vão operar na nova linha que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
O transporte da composição partiu do Porto de Santos em oito carretas. Cinco levaram os carros (vagões) e três, as estruturas de conexão. A equipe usará a mesma logística para o quarto trem, que já aguarda envio no porto.
Fabricado pela BYD SkyRail na China, o trem tem capacidade para 616 passageiros, distribuídos em cinco carros. Possui recursos modernos como ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, sistema de combate a incêndio, comunicação audiovisual com mapa dinâmico e intercomunicador com o Centro de Controle Operacional (CCO).
Trem da Linha 17-Ouro moderno com autonomia em caso de falhas
Uma das principais inovações do trem da Linha 17-Ouro é o sistema de baterias que permite que ele percorra até 8 km mesmo com falha de energia. Além disso, os trens contam com tecnologia UTO (Unattended Train Operation), que garante uma operação 100% automatizada e mais eficiente, com maior aproximação entre composições e menor tempo de espera.
- Leia também: Expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra recebe US$ 400 milhões do Banco Mundial
Previsão de operação e capacidade de transporte
A previsão é de que a Linha 17-Ouro entre em operação em 2026. Com 6,7 km de extensão, a linha terá capacidade para transportar até 90 mil passageiros por dia. O trajeto conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, com integração à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.