A partir desta quinta-feira, 28 de agosto, a TIC Trens iniciou a operação supervisionada da Linha 7-Rubi, na Grande São Paulo. Durante este período, que vai até 26 de novembro, a empresa atua sob orientação da CPTM antes de assumir integralmente o serviço.
TIC Trens será responsável pela Linha 7-Rubi e pelos novos serviços
Quando a operação comercial começar, a TIC Trens ficará responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi. Além disso, também irá administrar o Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e o Trem Intermunicipal (TIM).
O TIC, previsto para maio de 2031, será o primeiro trem de média velocidade do Brasil. Ele vai ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, em trajeto de 101 quilômetros, tempo estimado de 64 minutos e velocidade de até 140 km/h. Já o TIM deve começar em maio de 2029, conectando Jundiaí a Campinas em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Investimento bilionário no projeto de concessão
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024, tendo o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos como vencedor. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, incluindo obras, modernização e aquisição de novos trens.