As obras do Rodoanel Norte, trecho final do Rodoanel Mário Covas (SP-021), seguem avançando com 51% de execução até junho. Retomadas em abril de 2024, seis anos após paralisação, as intervenções fazem parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Via SP Serra.
O projeto se divide em dois trechos. O primeiro, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, já alcançou 76% de progresso e será entregue no segundo semestre de 2025. O segundo, entre a Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, está 39% concluído, com entrega prevista para o segundo semestre de 2026.
Rodoanel Norte vai ampliar mobilidade e reduzir congestionamentos
De acordo com Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, a retomada do Rodoanel Norte é um marco logístico para a Região Metropolitana de São Paulo. A obra promete retirar veículos pesados das marginais e diminuir o tempo de viagem. Além de melhorar a qualidade do ar e facilitar o acesso ao Porto de Santos.
Além disso, a nova ligação entre a Fernão Dias e o litoral fortalece a integração logística entre São Paulo, Minas Gerais e o Nordeste.
Obras do Rodoanel geram empregos e capacitação
Mais de 5 mil trabalhadores atuam nas frentes de obra, com expectativa de gerar 10 mil empregos diretos e indiretos. A Via SP Serra também promove treinamentos e contrata jovens aprendizes por meio do Senai, investindo na qualificação da mão de obra local.
Com aporte de R$ 3,4 bilhões – sendo R$ 1,35 bilhão do Estado e R$ 2 bilhões da concessionária -, a obra é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos e fiscalizada pela Artesp.
Rodoanel Norte integra programa SP pra Toda Obra
A construção integra o programa São Paulo pra Toda Obra, que prevê R$ 30 bilhões em investimentos em rodovias públicas e concedidas. A iniciativa contempla 22,3 mil quilômetros de vias em todas as regiões do estado, gerando 250 mil empregos e impactando 8 a cada 10 municípios paulistas.
Com mais de 1,5 mil intervenções públicas e privadas em andamento, o programa consolida-se como o maior da história da infraestrutura viária paulista.