Pedágios da nova concessão na Baixada Santista: o que é fato e o que é fake

A concessão das rodovias SP-088 (Mogi-Dutra), SP-098 (Mogi-Bertioga) e SP-055 (trecho da Rio-Santos entre Bertioga e Santos e Padre Manoel da Nóbrega entre Praia Grande e Miracatu), operadas pela concessionária Novo Litoral, oficializada pelo Governo de SP, gerou dúvidas sobre os novos pedágios da nova concessão na Baixada Santista. A concessionária vai aplicar parte do investimento de R$ 4,3 bilhões em 213 km de rodovias ao longo do contrato. Mas afinal, o que é verdade e o que é desinformação?

1. Já começou a cobrança de pedágios no litoral sul?

    É fake!

  1. Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  2. Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  3. Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  4. A cobrança só começa gradualmente a partir de novembro de 2025, e apenas onde as obras estiverem concluídas. No trecho entre Peruíbe e Praia Grande, a tarifa será aplicada apenas em 2027, após a entrega das marginais e dispositivos.

    2. Vai ter pedágio dentro da cidade?

    É fake!

    Não! Os pórticos eletrônicos vão funcionar apenas nas rodovias, enquanto os trechos urbanos terão marginais gratuitas para atender a população local.

    3. A cobrança de pedágios vai melhorar as rodovias da região?

    É fato!

    Parte da receita dos pedágios vai para manutenção e ampliação da infraestrutura. Ao longo do contrato, a concessionária deve investir R$ 4,3 bilhões em melhorias que abrangem 213 km de rodovias.

    4. Primeiro cobram, depois fazem as obras?

    É fake!

    Conforme o contrato, a concessionária só poderá iniciar a cobrança da tarifa após concluir as obras de requalificação, como marginais e dispositivos de acesso. Ou seja, a tarifa será aplicada apenas nos trechos com melhorias já entregues.

    O Governo de SP também implementará o Siga Fácil, sistema de pedágio eletrônico que elimina as praças físicas e permite o pagamento proporcional ao trecho percorrido. Além de mais justo, o modelo garante fluidez e segurança no trânsito.

    Deixe um comentário