Patinetes elétricos crescem 255% em São Paulo e acidentes acompanham alta

Entre dezembro de 2024 e agosto de 2025, a frota de patinetes elétricos em São Paulo mais que triplicou. O número passou de 2 mil para 7,1 mil equipamentos, um aumento de 255%, segundo levantamento da Prefeitura. As informações foram apuradas pelo g1 SP.

Crescimento dos patinetes elétricos em São Paulo

A JET e a Whoosh, únicas empresas autorizadas a operar na cidade, expandiram rapidamente suas frotas. A JET iniciou em janeiro de 2025 com mil patinetes e hoje já conta com 5,5 mil. A Whoosh começou em dezembro de 2024 também com mil equipamentos e atualmente opera com 1,6 mil, mas pretende chegar a 3,5 mil até o fim do ano.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Aumento de acidentes com patinetes elétricos

    Com a expansão, os acidentes também aumentaram. O Corpo de Bombeiros registrou 12 casos em 2023, 17 em 2024 e 44 ocorrências apenas entre janeiro e agosto de 2025.

    Regras para uso dos patinetes elétricos

    De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), os patinetes só podem circular em ciclovias, ciclofaixas e vias com limite de até 40 km/h. A velocidade máxima permitida é de 20 km/h e apenas maiores de 18 anos podem utilizar o serviço.

    Perfil dos usuários e campanhas educativas

    A JET tem usuários de 18 a 35 anos, enquanto a Whoosh concentra clientes entre 25 e 45 anos. Ambas promovem campanhas de conscientização, como escolas de direção segura e blitz educativas em parceria com a prefeitura.

    Deixe um comentário