Prefeitura de São Paulo investe R$ 128 milhões na recuperação de passarelas

A Prefeitura de São Paulo avança em uma nova etapa do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, agora focada na revitalização de passarelas. Essas estruturas desempenham papel fundamental na mobilidade segura de pedestres e ciclistas em toda a cidade. Até o momento, 53 passarelas receberam requalificação completa, enquanto outras 37 estão em obras. Além disso, 58 novas licitações estão previstas, com investimento estimado em R$ 140 milhões. O total aplicado na recuperação de passarelas já alcança R$ 128 milhões.

Intervenções estruturais e urbanísticas nas passarelas

As obras contemplam reparos estruturais, adequações de acessibilidade, instalação de sinalizações táteis e visuais, limpeza, pintura e modernização dos guarda-corpos. Também incluem implantação de ciclofaixas e melhorias urbanísticas no entorno das passarelas. Essa fase do programa responde a uma demanda histórica por manutenção de obras viárias negligenciadas por décadas, cuja deterioração comprometia a segurança urbana.

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  • Importância das passarelas para a mobilidade urbana

    O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) destaca que o programa iniciou com foco nas pontes e viadutos das marginais Pinheiros e Tietê. Com a resolução dos casos mais críticos, as ações avançaram para as passarelas, que garantem travessias seguras e mobilidade total para os pedestres. Essas conexões representam pontos essenciais no dia a dia da população.

    Passarela Ciccillo Matarazzo: um ícone recuperado

    A Passarela Ciccillo Matarazzo, que liga o Parque do Ibirapuera ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), passou por sua primeira grande reforma desde 1976. Projetada por Oscar Niemeyer em 1969, a estrutura recebeu reforço estrutural, piso renovado, pintura atualizada, corrimãos com sinalização em braille e rampas para ciclistas. Apesar dos problemas estruturais graves identificados em 2012, a reforma ocorreu somente em 2024, com investimento de R$ 2,5 milhões.

    A requalificação durou oito meses e incluiu fechamento dos vãos do guarda-corpo com barras chatas e tela artística ondulada, aumento da altura do guarda-corpo para 1,10 metro com tubos de aço e instalação de corrimãos com sinalização em braille. Essas melhorias atendem plenamente às normas da ABNT NBR 9050/2021 (Acessibilidade) e ABNT NBR 14.718.

    Com 241 metros de extensão e 6,8 metros de largura, a passarela cruza a Avenida 23 de Maio. Embora não tombada, situa-se em área de proteção no entorno do Parque Ibirapuera e do antigo prédio do Departamento de Trânsito (Detran). A pintura preta fosca do guarda-corpo seguiu recomendação dos órgãos de proteção ao patrimônio para resgatar a configuração original do projeto.

    O entorno da passarela também recebeu melhorias, como instalação de placas informativas para pedestres e ciclistas, piso tátil direcional e de alerta, sinalização horizontal, pintura para baixa visão, corrimãos duplos e recomposição do piso em mosaico português. Para os ciclistas, instalaram canaletas nas escadas, sinalizações específicas e faixas exclusivas integradas à estrutura.

    Outras passarelas em obras e a gestão das intervenções

    Além da Passarela Ciccillo Matarazzo, outras passarelas importantes, como as da Frederico Maia, Varan Keutenedjian e Rua das Noivas, também recebem obras. Essas intervenções ampliam a fluidez e a segurança da circulação de pedestres em São Paulo, que conta atualmente com 221 passarelas.

    A execução das obras ocorre sob coordenação da SPObras, com apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, CET e Comissão Permanente de Acessibilidade. Essas instituições garantem que todas as intervenções sigam normas técnicas e priorizem a inclusão.

    Programa de recuperação de pontes e viadutos e reconhecimento internacional

    Lançado em 2021, o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos representa o maior da história da cidade. Até julho de 2025, o programa realizou intervenções em 236 estruturas, incluindo pontes, viadutos, túneis, ciclopassarelas e passarelas, com investimento total de R$ 2,6 bilhões. Atualmente, 135 equipamentos viários seguem em obras.

    O programa alia tecnologia de ponta a uma gestão contínua de manutenção, focando em segurança, prevenção de danos e modernização da infraestrutura urbana. Reconhecido como marco da engenharia urbana e gestão preventiva, recebeu o Prêmio de Cidade Inteligente na categoria Infraestrutura Urbana, concedido pela Hexagon, líder mundial em soluções de realidade digital. A premiação ocorreu em junho de 2025, durante o Hexagon Live Global, em Las Vegas, Estados Unidos.

    Conclusão: passarelas como prioridade para a mobilidade e segurança urbana

    A recuperação das passarelas em São Paulo destaca a importância dessas estruturas para a mobilidade segura de pedestres e ciclistas. O investimento de R$ 128 milhões reforça o compromisso da gestão municipal em revitalizar obras negligenciadas por décadas. Com intervenções que garantem acessibilidade, segurança e modernização, as passarelas contribuem para uma cidade mais inclusiva e conectada, promovendo a fluidez e a proteção dos usuários no trânsito urbano.

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