Governo de SP projeta aquisição de 400 novos trens para os próximos anos

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a possível aquisição de até 400 novos trens de passageiros ao longo da próxima década. A informação foi divulgada durante a apresentação da nova fábrica da empresa chinesa CRRC, que será instalada em Araraquara, no interior paulista. A apuração foi feita pelo Via Trolebus, com base em comunicados oficiais.

A unidade industrial da CRRC produzirá 44 trens para o Metrô de São Paulo e mais sete composições para o futuro serviço de Trens Intermetropolitanos, entre Jundiaí e Campinas.

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  • SP nos Trilhos projeta expansão com novos trens

    A iniciativa faz parte do programa SP nos Trilhos, que prevê R$ 190 bilhões em investimentos para mais de 40 projetos ferroviários. O plano contempla serviços metropolitanos, intercidades e VLTs, com mais de 1.000 km de trilhos previstos e potencial para gerar 150 mil empregos.

    Estimativa de 400 novos trens vem de projetos em andamento

    Com base nas projeções da atual gestão estadual, o Via Trolebus listou os empreendimentos que justificam a estimativa:

    • Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha: 44 novos trens
    • Linha 4-Amarela: 6 trens (extensão até Taboão da Serra)
    • Linha 5-Lilás: trens ainda indefinidos (extensão até Jardim Ângela)
    • Linha 10-Turquesa: 16 novos trens
    • Linha 14-Ônix: 46 trens (caso a operação utilize o modelo VLT)
    • Linha 15-Prata: 8 novos trens (até Cidade Tiradentes)
    • Linha 16-Violeta: quantidade indefinida
    • Linha 17-Ouro: mais 12 trens (extensões)
    • Linha 19-Celeste: 31 trens
    • Linha 20-Rosa: 50 trens
    • Linha 22-Marrom: 52 trens
    • Trem Intercidades – Eixo Norte: 15 trens
    • Trem Intercidades – Eixo Oeste: 16 trens

    Outros projetos podem elevar número de trens

    A estimativa atual é de 296 trens, mas o número pode ultrapassar os 400, considerando projetos em estudo como as ligações ferroviárias até Santos e São José dos Campos, além dos sistemas VLT em Campinas e Sorocaba.

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