Metrô conclui concretagem das futuras estações Santa Isabel e Anália Franco da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo registrou avanços significativos nas obras de ampliação da Linha 2-Verde, destacando a concretagem do túnel Sul da futura estação Santa Isabel. Essa etapa ocorreu em operação contínua de 12 horas, demonstrando a eficiência e o compromisso com o progresso do sistema metroviário da capital paulista.

Concretagens aceleram expansão do metrô na Linha 2-Verde

Na última semana de julho de 2025, o Metrô executou a concretagem do túnel Sul da estação Santa Isabel, iniciando às 6h e finalizando perto das 18h do mesmo dia. Essa fase utilizou cerca de 380 m³ de concreto, aplicados de forma ininterrupta para garantir a qualidade e a segurança da estrutura. Além disso, no sábado anterior, a concretagem da futura estação Anália Franco também avançou, com aproximadamente 750 m³ de concreto lançados em menos de 24 horas. O equivalente a 94 betoneiras.

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    Concretagem da futura estação Anália Franco – Foto: Divulgação/Metrô de SP

    Novas estações do metrô prometem acessibilidade e alta capacidade

    A futura estação Anália Franco, prevista para 2027, terá 28 mil m² e capacidade para atender 13 mil passageiros diariamente. Com cerca de 40 metros de profundidade, contará com seis níveis internos, incluindo plataforma de embarque e mezaninos, 23 escadas rolantes, oito elevadores e diversos recursos de acessibilidade. Já a estação Santa Isabel, com entrega prevista para 2028, terá 12 mil m², sete níveis, quatro elevadores e 21 escadas rolantes. Suportando até 13,2 mil passageiros por dia.

    Linha 2-Verde em expansão beneficia milhões de passageiros

    O projeto de ampliação da Linha 2-Verde conecta as estações Vila Prudente e Penha, na Linha 3-Vermelha. Com 8,3 km de extensão, sendo 8 km operacionais. A expansão inclui oito novas estações e a incorporação de 22 trens adicionais, beneficiando cerca de 1,2 milhão de passageiros diariamente. A primeira fase, ligando Vila Prudente à Vila Formosa, tem previsão de conclusão para 2027. A segunda etapa, que estende o trajeto até a Penha, deve ser entregue em 2028.

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    Concretagem da futura estação Santa Isabel – Foto: Divulgação/Metrô de SP

    Logística e segurança garantem fluidez nas obras do metrô

    A complexidade das concretagens exigiu planejamento logístico rigoroso, com interdições viárias e suporte das equipes para manter a fluidez do trânsito. Medidas de segurança e mitigação de impactos à comunidade acompanharam todas as etapas, assegurando que o avanço das obras do metrô ocorra com responsabilidade e respeito aos moradores da região.

    O Metrô de São Paulo demonstra, com essas ações, o compromisso em ampliar a rede metroviária, oferecendo mais conforto, acessibilidade e eficiência para os usuários. A expansão da Linha 2-Verde representa um marco importante para a mobilidade urbana, conectando regiões e facilitando o deslocamento diário de milhões de pessoas.

    Com a conclusão das novas estações e a ampliação da linha, o metrô reforça seu papel fundamental no transporte público da cidade, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para a população paulistana.

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