Governo de SP avança nas obras da futura Linha 17-Ouro

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho seguem avançando na Zona Sul da capital. O governador Tarcísio de Freitas vistoriou na segunda-feira (28) diversas frentes do projeto, incluindo o túnel que conecta o Aeroporto de Congonhas à estação Congonhas, além das estações Washington Luís e Vereador José Diniz.

Desde a retomada das obras em setembro de 2023, o avanço já soma mais de 22 pontos percentuais, elevando a execução geral do projeto de 61,22% para 83,69%. Na área de sistemas, o salto foi ainda maior, ultrapassando os 50 pontos percentuais.

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  • Linha 17-Ouro do monotrilho inicia operação assistida em março de 2026

    De acordo com o governador, a operação assistida começará no primeiro semestre de 2025, com a operação comercial prevista para o segundo semestre. A nova linha terá 6,7 km de extensão e ligará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.

    O projeto inclui oito estações, trens com tecnologia de ponta, integração ao transporte metropolitano e soluções sustentáveis como aquecedor solar e reaproveitamento de água da chuva.

    Avanços recentes e estrutura moderna

    Entre as entregas já realizadas, destacam-se:

    • Conclusão do túnel entre o aeroporto e a estação Congonhas
    • Instalação de passarelas metálicas e coberturas em diversas estações
    • Avanço nas obras do Pátio Água Espraiada com mais de 200 vigas lançadas
    • Energia elétrica ativada em duas estações

    Além disso, as duas primeiras composições já estão no Brasil e em fase de testes. Cada trem terá cinco carros, 60,8 metros de comprimento e capacidade para 616 passageiros, com ar-condicionado, iluminação LED e acessibilidade total.

    Tecnologia de última geração e integração metropolitana

    A Linha 17-Ouro contará com operação totalmente automatizada (sistema UTO) e controle CBTC, que permite maior eficiência e intervalos reduzidos. Em caso de queda de energia, os trens poderão percorrer até 8 km com bateria própria.

    Portas de plataforma, sistemas de multimídia, telecomunicações, controle de acesso, escadas rolantes e elevadores estão em implantação em todas as estações. As obras civis, testes, paisagismo e compensações ambientais seguem como próximas etapas para a entrega total em 2026.

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