As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho seguem avançando na Zona Sul da capital. O governador Tarcísio de Freitas vistoriou na segunda-feira (28) diversas frentes do projeto, incluindo o túnel que conecta o Aeroporto de Congonhas à estação Congonhas, além das estações Washington Luís e Vereador José Diniz.
Desde a retomada das obras em setembro de 2023, o avanço já soma mais de 22 pontos percentuais, elevando a execução geral do projeto de 61,22% para 83,69%. Na área de sistemas, o salto foi ainda maior, ultrapassando os 50 pontos percentuais.
Linha 17-Ouro do monotrilho inicia operação assistida em março de 2026
De acordo com o governador, a operação assistida começará no primeiro semestre de 2025, com a operação comercial prevista para o segundo semestre. A nova linha terá 6,7 km de extensão e ligará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.
O projeto inclui oito estações, trens com tecnologia de ponta, integração ao transporte metropolitano e soluções sustentáveis como aquecedor solar e reaproveitamento de água da chuva.
Avanços recentes e estrutura moderna
Entre as entregas já realizadas, destacam-se:
- Conclusão do túnel entre o aeroporto e a estação Congonhas
- Instalação de passarelas metálicas e coberturas em diversas estações
- Avanço nas obras do Pátio Água Espraiada com mais de 200 vigas lançadas
- Energia elétrica ativada em duas estações
Além disso, as duas primeiras composições já estão no Brasil e em fase de testes. Cada trem terá cinco carros, 60,8 metros de comprimento e capacidade para 616 passageiros, com ar-condicionado, iluminação LED e acessibilidade total.
Tecnologia de última geração e integração metropolitana
A Linha 17-Ouro contará com operação totalmente automatizada (sistema UTO) e controle CBTC, que permite maior eficiência e intervalos reduzidos. Em caso de queda de energia, os trens poderão percorrer até 8 km com bateria própria.
Portas de plataforma, sistemas de multimídia, telecomunicações, controle de acesso, escadas rolantes e elevadores estão em implantação em todas as estações. As obras civis, testes, paisagismo e compensações ambientais seguem como próximas etapas para a entrega total em 2026.