Na noite desta quarta-feira (13), um protesto na Estrada da Colônia Mário Reimberg Christe, número 3341, em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, terminou com um ônibus atacado e incendiado. O veículo da linha 6091/10 Vargem Grande – Terminal Santo Amaro, operado pela Viação Grajaú, teve portas e vidros quebrados por um grupo armado com pedras e paus antes de incendiar.
Segundo a SPTrans, equipes técnicas seguiram para o local. A via chegou a ficar bloqueada, afetando a circulação de ônibus. Por volta das 21h40, a equipe liberou parcialmente o trecho e retomou a operação.
Um vídeo divulgado pela TV Globo mostra que, antes de incendiarem o ônibus, um grupo gritava para os passageiros: “desce, desce, desce”. Os passageiros desceram do coletivo antes do incêndio. O protesto foi por moradia e ninguém ficou ferido, de acordo com apuração da TV Globo.
A Secretaria de Segurança Pública informou que algumas pessoas hostilizaram policiais militares e danificaram uma viatura da Polícia Militar. Ninguém acabou preso.
Linhas prejudicadas na Estrada da Colônia Mário Reimberg Christe
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte e a SPTrans repudiaram o ato e informaram que, desde o início da noite, quatro linhas que circulam na Estrada da Colônia tiveram suas operações prejudicadas:
- 6073-10 Jd. Santa Terezinha – Term. Varginha
- 6L05-10 Barragem – Term. Parelheiros
- 6091-10 Vargem Grande – Term. Santo Amaro
- 6093-10 Vargem Grande – Term. Grajaú
A Polícia Militar atendeu à ocorrência.
- Leia também: BusCo: a revolução no transporte rodoviário
Nota da SPTrans
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans repudiam o ato de vandalismo registrado nesta quarta-feira (13) envolvendo um ônibus da Viação Grajaú, que operava pela linha 6091/10 Vargem Grande – Term. Sto. Amaro. A Polícia Militar foi acionada.
Desde o início da noite, quatro linhas que circulam na Estrada da Colônia estão com as suas respectivas operações prejudicadas.”
Nota da Secretaria de Segurança Pública
“A Polícia Civil investiga um vandalismo ocorrido na noite de quarta-feira (13) na Estrada da Colônia, em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados para acompanhar uma manifestação no local. Durante o protesto, um grupo de criminosos depredou um ônibus e, em seguida, ateou fogo no veículo enquanto o motorista e passageiros ainda estavam a bordo. Todos conseguiram sair a tempo e não houve feridos.
O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado e controlou as chamas. Durante a ação, hostilizaram policiais militares e danificaram uma viatura.
Ninguém foi preso. O local foi preservado e passou por perícia.
O 101º Distrito Policial (Jardim Imbuias) registrou o caso como tentativa de homicídio, dano, incêndio e atentado contra a segurança de outro meio de transporte.