A violência nas proximidades de estações do metrô e trem na Zona Sul de São Paulo tem preocupado passageiros e moradores. Segundo a TV Globo, nos últimos dias ocorreram roubos de celulares e correntes nos arredores das estações Capão Redondo, Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, e Conceição, da Linha 1-Azul do Metrô.
Em um dos casos, na Rua Maracá, a cerca de 500 metros da Estação Conceição, quatro homens tentaram roubar a corrente de um idoso por volta das 11h do dia 9 de agosto. A ação ocorreu em uma via movimentada, próxima a uma feira.
No dia 2 de agosto, na Rua Luís da Fonseca Galvão, no Capão Redondo, um criminoso de moto abordou um homem que estava com uma criança a aproximadamente 1 km da estação Capão Redondo. Armado, exigiu o celular e esperou cerca de dois minutos até que liberassem a senha.
Outro caso ocorreu em 29 de julho, na Rua Joaquim Antônio de Lima, a cerca de 600 metros da Estação Primavera-Interlagos, em Cidade Dutra. Um homem de moto encostou a arma na cabeça de uma mulher e exigiu o celular. Ela fugiu assustada.
- Leia também: Passageiro relata furto em trem da Linha 8-Diamante
Investigação e reforço policial em estações
A Polícia Civil investiga os casos. A Secretaria de Segurança Pública informou que reforça o combate aos crimes patrimoniais, especialmente os cometidos com uso de motos. As ocorrências de 29 de julho e 2 de agosto seguem em apuração. Sobre o caso na Rua Maracá, não encontraram boletim de ocorrência.
A Polícia Militar informou à TV Globo que aumentou o patrulhamento nos arredores de estações da Zona Sul.