Na noite de domingo, 24 de agosto, uma confusão envolvendo um passageiro e seguranças foi registrada na estação José Bonifácio, da Linha 11-Coral da CPTM, na Zona Leste de São Paulo.
Passageiro acusa seguranças de agressão na estação José Bonifácio
Segundo relatos divulgados pelo SP Sobre Trilhos e pelo Zona Leste 24 Horas, um jovem de Santo André afirmou que agentes o agrediram após tentar pular a catraca ao perder o bilhete.
Ele contou que, mesmo após pagar a passagem, recebeu um soco no rosto de um segurança, o que resultou na perda de um dente. O passageiro também alegou que a polícia registrou informações falsas no boletim de ocorrência.
CPTM se pronuncia sobre o caso
Em nota, a CPTM informou que o passageiro praticou evasão de renda por volta das 21h10, e os agentes o retiraram do sistema. Ele retornou após outra pessoa pagar sua entrada. Ainda de acordo com a companhia, ele proferiu ofensas contra os vigilantes e danificou um mapa de sinalização. Além disso, apresentou comportamento agressivo e causou ferimentos em um segurança.
Os envolvidos receberam encaminhamento para atendimento médico e, em seguida, seguiram para o 63º Distrito Policial, onde a equipe registrou a ocorrência.
A CPTM destacou que apura todas as abordagens e pode aplicar medidas administrativas caso constate irregularidades na conduta dos colaboradores.
Nota da CPTM
“Na noite deste domingo (24/08), por volta das 21h10, um homem praticou evasão de renda na estação da José Bonifácio, Linha 11-Coral da CPTM, foi orientado e retirado do sistema. Ele acessou a estação novamente, após uma pessoa pagar a passagem dele, e seguiu para plataforma sentido Estudantes, proferindo ofensas contra os vigilantes. O homem danificou um mapa de sinalização do local e, ao receber a abordagem da equipe de segurança da estação, apresentou comportamento agressivo, causando ferimentos em um vigilante. Os envolvidos seguiram para o hospital da região e depois para o 63º Distrito Policial, onde a equipe registrou o caso.
As abordagens realizadas na CPTM passam por apuração e, caso a companhia constate irregularidades na conduta dos colaboradores diretos ou indiretos, aplica medidas administrativas.”