Acessibilidade em foco: trens e estações recebem equipamentos para atender pessoas com deficiência

Com foco em acessibilidade e inclusão, as linhas operadas pela ViaMobilidade e ViaQuatro estão investindo fortemente em equipamentos e soluções que garantem conforto, segurança e autonomia a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Um dos maiores destaques está na Linha 5-Lilás, que tem se tornado um verdadeiro laboratório de inovação voltado ao acolhimento desse público.

Recentemente, 34 rampas de fibra de vidro foram implementadas nas estações. Essas rampas são três vezes mais leves que os modelos tradicionais de aço e têm superfícies flexíveis e ajustáveis, facilitando o uso por agentes de atendimento e oferecendo mais agilidade e conforto a usuários em cadeiras de rodas. A iniciativa partiu do relato de uma passageira cadeirante e já se tornou modelo de boas práticas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Outros equipamentos importantes também entraram em operação, como mapas em braile nos elevadores e corrimãos, além de totens informativos nas plataformas. Na Estação Santa Cruz, o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência oferece serviços de orientação, treinamento, campanhas de conscientização e até um posto de manutenção para cadeiras de rodas e muletas.

    Ações inclusivas em outras linhas

    As demais linhas também adotaram ações inclusivas. Um exemplo é a sala de acomodação sensorial da Estação Pinheiros, pensada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. O espaço conta com iluminação suave, isolamento acústico e itens sensoriais, proporcionando um refúgio em momentos de sobrecarga sensorial.

    Linha 5-Lilás recebeu novas rampas, que garantem maior conforto na hora de embarcar e desembarcar dos trens em relação aos modelos anteriores – Foto: Divulgação

    Além disso, o sistema conta com:

    • Acompanhamento por colaboradores treinados durante todo o trajeto;
    • Espaços preferenciais nos trens para cadeirantes;
    • Piso tátil para deficientes visuais nas plataformas;
    • Botão intercomunicador com câmera para atender deficientes auditivos, disponível em todos os trens.

    Antônio Márcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, destaca: “Estamos em constante estudo sobre o tema, com foco em oferecer uma mobilidade acessível e inclusiva, sempre com atenção às necessidades de todos os passageiros.”

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário