A partir de quinta-feira, 28 de agosto, a CPTM realizará uma mudança importante nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. A estação Palmeiras-Barra Funda passará a ser o novo terminal dessas linhas, e os trens deixarão de operar de forma integrada como ocorre atualmente.
Com isso, os passageiros que seguirem sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra precisarão realizar a transferência de trens na própria estação, utilizando as plataformas 5 e 6 no mesmo nível. Essa mudança elimina a necessidade de subir ou descer escadas, trazendo mais agilidade, segurança e conforto aos usuários.
CPTM transforma a Barra Funda em novo hub ferroviário
A alteração reforça o papel estratégico da estação Palmeiras-Barra Funda como um novo hub central do transporte sobre trilhos em São Paulo. A estação já integra as linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa, 11-Coral e o Expresso Aeroporto da CPTM.
Além da conexão entre diferentes linhas férreas, a estação se conecta a terminais de ônibus urbanos, intermunicipais e rodoviários, além de estar próxima de universidades, casas de shows e equipamentos culturais.
- Leia também: Linha 11-Coral começa a operar até a Barra Funda em operação assistida no dia 25 de agosto
Expresso Linha 10 tem intervalo reduzido nos horários de pico
Em paralelo às mudanças estruturais, a CPTM também reduziu o intervalo médio do Expresso Linha 10, que liga as estações Santo André e Tamanduateí nos horários de pico. Agora, o tempo médio entre os trens é de 20 minutos, oferecendo mais regularidade e comodidade aos passageiros que utilizam o serviço expresso.
- Leia também: Terceiro trem da Linha 17-Ouro chega a SP