Na noite de quarta-feira, 20 de agosto, uma mulher foi vítima de importunação sexual enquanto viajava em um trem da CPTM, na Linha 12-Safira. A passageira relatou que o agressor começou a se esfregar nela ainda na estação Brás.
Ao chegar na estação São Miguel Paulista, outros passageiros conseguiram retirar o assediador do trem e chamaram a equipe de segurança da estação, que prestou atendimento à vítima.
CPTM encaminhou vítima ao Espaço Acolher
De acordo com nota oficial da CPTM, a passageira seguiu para o Espaço Acolher, local destinado a acolher vítimas de violência. Apesar do suporte oferecido, ela optou por não registrar boletim de ocorrência e seguiu viagem.
O suspeito de cometer o assédio recebeu orientação da equipe e deixou a estação após o atendimento.
- Leia também: Mulher sofre assédio na estação Carapicuíba
CPTM reforça medidas de combate ao assédio
A empresa lamentou o ocorrido e destacou que realiza ações de conscientização, campanhas informativas e treinamentos com seus colaboradores para combater crimes de importunação sexual.
Além disso, os trens e estações contam com câmeras de monitoramento que auxiliam na identificação de suspeitos, inclusive em casos de retorno ao sistema.
Nota da CPTM
“A CPTM lamenta que uma passageira tenha sido vítima de importunação sexual na noite desta quarta-feira (20/08), quando acionou a equipe de segurança para relatar o fato. Ao desembarcar na Estação São Miguel Paulista, Linha 12-Safira, a passageira conduzida para o Espaço Acolher, porém recusou encaminhamento para registrar ocorrência e seguiu viagem. Os agentes orientaram o passageiro acusado, que acabou dispensado em seguida e saiu da estação.
Contra o crime de importunação sexual, a CPTM realiza ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores. Os trens e estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação do autor e permitir a abordagem quando ele tentar entrar no sistema novamente.”
Assista: