As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade promovem a modernização dos sistemas de climatização em suas operações, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o conforto de clientes e colaboradores. A substituição de mais de 40% dos aparelhos de ar-condicionado integra um investimento de R$ 3,3 milhões, que contempla a troca de 746 equipamentos em estações, pátios, escritórios, centros de controle, oficinas e galpões de manutenção na capital paulista.
Modernização dos sistemas de climatização e benefícios ambientais
A atualização dos sistemas de climatização utiliza aparelhos que operam com gás refrigerante R32. Cuja emissão de gases de efeito estufa apresenta potencial de aquecimento global 63% menor em comparação ao R22. Este último, substância nociva à camada de ozônio, encontra-se em processo de eliminação gradual conforme o Protocolo de Montreal. A antecipação dessa meta em três anos demonstra o compromisso das concessionárias com a licença ambiental sustentável e a redução dos impactos ambientais.
Ambição 2035 da Motiva
A modernização dos sistemas de climatização integra a Ambição 2035 da Motiva, antiga CCR, que prevê a redução de 59% das emissões dos escopos 1 e 2 até 2033. Com validação da Science Based Targets initiative (SBTi). Além disso, a empresa busca alcançar a neutralidade de carbono nesses escopos até 2035. A troca dos aparelhos contribui diretamente para esses objetivos, ao reduzir o consumo energético e as emissões associadas.
Impacto da climatização no conforto e na sustentabilidade
Com 42% dos equipamentos já substituídos, a modernização dos sistemas de climatização melhora o conforto térmico de clientes e colaboradores nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade. A adoção de tecnologias mais eficientes reforça a qualidade dos ambientes e a responsabilidade ambiental das concessionárias.
Ações estratégicas para a resiliência climática e eficiência na climatização
Em 2024, a Motiva atingiu 100% de consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Tornando-se pioneira no setor de infraestrutura de mobilidade ao lançar uma estratégia de resiliência climática. Até o final de 2025, todos os ativos críticos contarão com planos específicos de mitigação frente às mudanças do clima, garantindo a continuidade e a eficiência dos sistemas de climatização e demais operações.
A modernização dos sistemas de climatização realizada pela ViaQuatro e ViaMobilidade demonstra como a inovação tecnológica pode aliar conforto, sustentabilidade e compromisso ambiental. Essa iniciativa contribui para a antecipação de metas climáticas e para a construção de um futuro mais sustentável na mobilidade urbana de São Paulo.