Na noite da última quarta-feira (6), dois aviões quase colidiram durante o taxiamento na pista do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A informação foi divulgada pelo g1 SP com base em relatos oficiais das companhias envolvidas e do controle aéreo.
O incidente envolveu aeronaves das companhias Azul e Air France. Um vídeo do canal “SBGR LIVE”, no YouTube, mostra o momento em que o piloto da Azul alerta: “Air France, stop”, evitando o choque iminente por volta das 19h30.
Comunicação rápida evitou acidente entre aviões
Segundo o g1 SP, o piloto da Azul informou ao controle de tráfego que a asa do avião da Air France estava muito próxima da cabine de comando. Por medida de segurança, ambas as aeronaves interromperam o taxiamento e aguardaram orientações.
As equipes de solo da GRU Airport verificaram a distância entre os aviões e recomendaram o reboque do voo da Azul com um trator até o pátio para reposicionamento e reabastecimento.
Aviões seguiram viagem com segurança
A Azul informou que o voo AD4547, com destino a Confins, não teve danos ou avarias, decolando normalmente após o reabastecimento. Já a Air France afirmou que o voo AF459, que seguia para Paris, retomou o taxiamento sem precisar retornar ao pátio.
De acordo com a NAV Brasil, responsável pelo controle de tráfego aéreo, o caso aconteceu em baixa velocidade e não impactou as operações do aeroporto. A empresa afirmou ainda que abriu investigação interna para apurar os detalhes do ocorrido.
Notas
Veja abaixo a íntegra das notas divulgadas sobre o caso.
Nota da Azul
“A Azul informa que a aeronave do voo AD4547 (Guarulhos-Confins), desta quarta-feira, dia 6, precisou ser reposicionada em solo e, em seguida, passou pelo reabastecimento, antes da decolagem. Não houve qualquer dano ou avaria no equipamento durante as manobras. O voo decolou em seguida, normalmente e em total segurança para seu destino.”
Nota da Air France
“A Air France confirma que a tripulação do voo AF459, de São Paulo-Guarulhos para Paris-Charles de Gaulle, em 6 de agosto de 2025, precisou interromper a sequência de taxiamento rumo à pista devido à proximidade com outra aeronave que também se encontrava em solo.
Uma ação coordenada entre as tripulações, o controle de tráfego aéreo e os serviços de solo do aeroporto permitiu o recuo da outra aeronave, possibilitando que o voo AF459 retomasse o taxiamento e decolasse normalmente.
A Air France reitera que a segurança é sua prioridade absoluta. Todos os procedimentos necessários foram rigorosamente seguidos.”