A Turbi, quarta maior locadora B2C do país, reporta os resultados do primeiro trimestre de 2025. Este período marca uma evolução contínua em sua trajetória de crescimento e rentabilidade. Os números alcançados são impressionantes, considerando que os principais players do setor levaram mais de uma década para atingir índices semelhantes. No primeiro trimestre de 2025, a receita líquida da Turbi alcançou R$ 44,6 milhões, um crescimento de 19,1% em relação aos R$ 37,4 milhões registrados no mesmo período de 2024. O resultado reforça a solidez do modelo de negócios 100% digital da empresa. Ela atingiu margem EBITDA de 55% no trimestre e 60% em março de 2025, um salto de 58 pontos percentuais em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Modelo digital e resultados expressivos
Esses números refletem um modelo de negócios altamente tecnológico, escalável e centrado no cliente. Essa evolução deve-se a dois fatores principais: a maior receita por veículo entre os concorrentes, de R$ 3,8 mil. Esse valor representa um aumento de 15,2% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, ao menor custo variável por veículo, de R$ 503, uma redução de 54,1% na comparação anual. Essa combinação impulsionou a margem de contribuição por veículo para expressivos 83%.
“Esta evolução foi alcançada em menos de 18 meses, enquanto os outros players tradicionais da indústria levaram um período de mais de dez anos para alcançar este patamar, com uma frota entre 50 e 100 vezes maior que a nossa”, destaca o diretor de Relações com Investidores da Turbi, Eduardo Portelada.
Frota própria e crescimento planejado
O primeiro trimestre também representa um novo momento para a Turbi, que passa a operar com frota 100% própria. A Turbi iniciou o ano com uma frota de aproximadamente 4 mil carros. A empresa planeja mais que dobrar esse número até o final de 2025, alcançando 10 mil veículos.
Atuação no mercado de seminovos
Na frente de seminovos, aberta no último ano com foco nos mercados B2B e B2C, a Turbi vendeu cerca de 1.300 carros em 2024. Apenas no primeiro trimestre de 2025, foram 393 unidades comercializadas, um aumento de 43% em relação às 272 do mesmo período do ano anterior. Os veículos da Turbi são vendidos com uma média de 33 mil quilômetros rodados, um índice significativamente inferior ao de outras locadoras. Isso se deve ao modelo de negócios da companhia, que restringe a sublocação e o uso dos veículos por motoristas de aplicativo.
Diferenciais competitivos e próximos passos
“Acreditamos que a Turbi possui diferenciais em relação ao mercado tradicional de locação de veículos. Isso se deve a fatores como a gestão de frota minimizando perdas e sinistros, com monitoramento em tempo real utilizando telemetria e software de gestão de frota. A menor depreciação por veículo da indústria se deve ao fato de que os carros que chegam à nossa loja de Seminovos são de versões superiores e com quilometragem entre 2 a 3 vezes inferior. Além disso, proporcionamos um produto com melhor conveniência ao cliente, atingindo principalmente um público jovem com características urbanas”, salienta o CEO da Turbi, Daniel Prado.
A Turbi estuda expandir para novas cidades ainda em 2025, mantendo altos níveis de utilização da frota, cerca de 74% nos dias úteis e até 95% nos finais de semana. A empresa também avança em frentes operacionais, como verticalização de processos terceirizados e renegociação de contratos estratégicos, visando redução de custos e aumento da rentabilidade.
À medida que a frota continua a expansão, outras iniciativas relacionadas à verticalização devem facilitar uma contínua redução nos custos operacionais e permitir um aumento na rentabilidade da marca. Isso auxiliará a empresa a manter os melhores índices de margem do mercado.
Sobre a Turbi
A Turbi se destaca como a quarta maior empresa de locação de veículos B2C do Brasil. A empresa iniciou suas atividades com um modelo 100% digital, focando em facilitar e desburocratizar o processo de aluguel de carros, alterando a percepção dos usuários sobre locadoras tradicionais. Está presente na região metropolitana de São Paulo e em mais de 12 cidades, com aproximadamente 300 estacionamentos disponíveis 24 horas por dia, permitindo que os usuários aluguem ou devolvam veículos a qualquer hora. A Turbi também comercializa seus veículos através da Turbi Seminovos.