O tatuzão que vai escavar a extensão da Linha 2-Verde, ligando a Penha até Guarulhos, deve chegar ao canteiro de obras da Penha em meados de novembro. A informação foi divulgada pelo presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, durante visita às obras da Linha 17-Ouro, acompanhada pelo Via Trolebus.
Tatuzão já está em montagem na Penha
A primeira tuneladora está sendo montada na Penha. Há previsão de escavar até o Complexo Rapadura e completar os oito primeiros quilômetros entre Vila Prudente e Penha. A segunda deve iniciar seu trabalho rumo à estação Dutra em 2026. O Via Trolebus também acompanhou a desmontagem da primeira tuneladora na região da Vila Prudente.
Prazos definidos em licitação
Segundo o edital do Metrô, as ordens de serviço, elaboração do projeto executivo e serviços ambientais devem ocorrer até 60 dias após a assinatura do contrato. O início das obras está previsto para 470 dias depois, o que pode ocorrer por volta de meados de 2026.
A construção das estruturas para chegada e movimentação do tatuzão levará 1.199 dias, o que indica a passagem pela estação por volta de meados de 2029, caso assinem o contrato em 2025. Já a instalação dos trilhos está prevista para meados de 2031, e a conclusão das obras civis entre 2031 e 2032.